Escritores maragogienses criam o projeto literário Atrás das Janelas
O desafio do projeto é escrever crônicas diárias para a internet
O escritor José Valdemar, autor dos livros Vapor Barato e O Sexo de Judas, entre outros, lançou um desafio aos colegas das letras Charles Cooper, Ânderson Peace e George Cooper: escrever crônicas diárias para uma página criada na Internet. Convite aceito, denominaram o projeto de Atrás das Janelas, uma referência ao isolamento social devido à pandemia provocada pelo novo coronavírus (Covid-19). A ideia é, após um período aproximado de três meses, reunir todos os textos e lançá-los em formato de livro impresso.
“É a primeira vez que participo de um projeto literário, onde eu vou poder demonstrar e mostrar a mim mesmo que poderei navegar em outros mares da literatura”, disse o mais jovem de todos, o poeta George Cooper, que lançou seu primeiro livro ano passado, Sonhos & Desejos. “De primeira, quando soube, curti a ideia de escrever crônicas com temas livres. Logo que estamos dentro de um tempo tenebroso, toda forma de arte, como a literatura, serve para salvar o artista ou o escritor do mundo real. Então, achei legal a iniciativa.”
Para outro jovem, o professor e escritor Ânderson Peace, autor do livro Francisco, Coração Valente, “a literatura é uma das mais belas formas de expressão humana e, quando recebi o convite, fiquei empolgado pela provocação artística. É um desafio escrever ao lado de grandes nomes da literatura alagoana. Será uma experiência pertinente para minha vida pessoal e profissional. Escrever crônicas é fotografar a realidade, é sentir o tempo e suas momentâneas metamorfoses, por isso é um desafio! E parafraseando o poeta Fernando Pessoa: ‘Escrevo o que sinto porque assim diminuo a febre de sentir.’” Ânderson foi o terceiro colocado no I Prêmio Dirceu Lindoso de Literatura.
O veterano poeta Charles Cooper achou a ideia de extrema importância, porque trará movimentação literária para a cidade. “Algumas pessoas se sabem escritoras, mas muitas vezes não trocam suas ideias, não trocam seus textos, não expõem, não publicam. Aceitei participar porque tudo que diz respeito à literatura, para mim, é uma paixão, não é nem um desafio; é uma relação de amor.”
O autor dos livros Artefatos [poemas de desordem, gaveta e confissão], Poemas Definitivos (-quase) e Azinhavre e Inox ainda observou que em Maragogi existem pessoas que escrevem, têm seus estilos, suas leituras, suas preocupações, mas, apesar de morarem na mesma cidade, estão tão perto e tão longe ao mesmo tempo. “Então é necessário que esse grupo surja. É um bom motivo para exercitar a boa literatura”, finalizou Charles Cooper.
A primeira crônica estará disponível já a partir dessa quarta-feira (8), na página do Instagram @atrasdasjanelas. A estreia fica por conta de Charles Cooper.
Veja também
Últimas notícias
Caminhão betoneira tomba em trecho da Avenida Pierre Chalita, em Maceió
PM apreende 31 armas de fogo e mais de 15 Kg de drogas na última semana em Alagoas
Pelopes prende homem e recupera veículo roubado em São Luís do Quitunde
Vocalista da banda Limão com Mel sofre acidente durante turnê nos Estados Unidos
32º Festival Municipal de Bumba Meu Boi encanta Jaraguá com tradição e espetáculo
Programação do Tardezinha Cultural continua neste final de semana no Bosque das Arapiracas
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
