Escritores maragogienses criam o projeto literário Atrás das Janelas
O desafio do projeto é escrever crônicas diárias para a internet
O escritor José Valdemar, autor dos livros Vapor Barato e O Sexo de Judas, entre outros, lançou um desafio aos colegas das letras Charles Cooper, Ânderson Peace e George Cooper: escrever crônicas diárias para uma página criada na Internet. Convite aceito, denominaram o projeto de Atrás das Janelas, uma referência ao isolamento social devido à pandemia provocada pelo novo coronavírus (Covid-19). A ideia é, após um período aproximado de três meses, reunir todos os textos e lançá-los em formato de livro impresso.
“É a primeira vez que participo de um projeto literário, onde eu vou poder demonstrar e mostrar a mim mesmo que poderei navegar em outros mares da literatura”, disse o mais jovem de todos, o poeta George Cooper, que lançou seu primeiro livro ano passado, Sonhos & Desejos. “De primeira, quando soube, curti a ideia de escrever crônicas com temas livres. Logo que estamos dentro de um tempo tenebroso, toda forma de arte, como a literatura, serve para salvar o artista ou o escritor do mundo real. Então, achei legal a iniciativa.”
Para outro jovem, o professor e escritor Ânderson Peace, autor do livro Francisco, Coração Valente, “a literatura é uma das mais belas formas de expressão humana e, quando recebi o convite, fiquei empolgado pela provocação artística. É um desafio escrever ao lado de grandes nomes da literatura alagoana. Será uma experiência pertinente para minha vida pessoal e profissional. Escrever crônicas é fotografar a realidade, é sentir o tempo e suas momentâneas metamorfoses, por isso é um desafio! E parafraseando o poeta Fernando Pessoa: ‘Escrevo o que sinto porque assim diminuo a febre de sentir.’” Ânderson foi o terceiro colocado no I Prêmio Dirceu Lindoso de Literatura.
O veterano poeta Charles Cooper achou a ideia de extrema importância, porque trará movimentação literária para a cidade. “Algumas pessoas se sabem escritoras, mas muitas vezes não trocam suas ideias, não trocam seus textos, não expõem, não publicam. Aceitei participar porque tudo que diz respeito à literatura, para mim, é uma paixão, não é nem um desafio; é uma relação de amor.”
O autor dos livros Artefatos [poemas de desordem, gaveta e confissão], Poemas Definitivos (-quase) e Azinhavre e Inox ainda observou que em Maragogi existem pessoas que escrevem, têm seus estilos, suas leituras, suas preocupações, mas, apesar de morarem na mesma cidade, estão tão perto e tão longe ao mesmo tempo. “Então é necessário que esse grupo surja. É um bom motivo para exercitar a boa literatura”, finalizou Charles Cooper.
A primeira crônica estará disponível já a partir dessa quarta-feira (8), na página do Instagram @atrasdasjanelas. A estreia fica por conta de Charles Cooper.
Veja também
Últimas notícias
Congresso dos Municípios Alagoanos começa com mais de 5 mil inscritos de 18 estados
Ônibus que saiu de Arapiraca e tombou em MG era clandestino e acumulava cerca de 30 autuações
Presidente da AMA defende uso de avaliações externas como estratégia de gestão educacional
Polícia Civil prende condenado por tráfico de drogas em Craíbas
Associação Comercial de Maceió oferece atendimento gratuito para regularização de MEI
Em oitiva de Felca, promotor cobra juiz: “partes perguntam primeiro”
Vídeos e noticias mais lidas
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
