Eleições

“Vamos oferecer a população uma eleição segura”, garante representante do TRE/AL

Órgão tem trabalhado de forma integral para planejar e garantir a segurança de todos os envolvidos no processo

Por 7Segundos, com Assessoria 16/09/2020 11h11
“Vamos oferecer a população uma eleição segura”, garante representante do TRE/AL
“Vamos oferecer a população uma eleição segura”, garante representante do TRE/AL - Foto: Assessoria

Processo eleitoral de Alagoas, segurança do eleitor durante as eleições e fiscalização de irregularidades. Esses foram alguns dos assuntos abordados na noite desta terça-feira (15), durante mais uma edição do programa Direto da Província. O debate, conduzido pelo jornalista Luis Vilar, contou com a participação da jornalista e assessora de comunicação do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TER), Flávia Gomes de Barros.

De acordo a jornalista, o TRE tem trabalhado de forma integral para planejar e garantir a segurança de todos os envolvidos nesse processo. “Cabe à justiça eleitoral garantir a segurança de todos, desde os mesários aos eleitores, por isso, há vários meses estamos discutindo e elaborando estratégias para que as pessoas possam votar com segurança”.

Uma das medidas de segurança determinada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nas eleições municipais 2020 foi à retirada da identificação por biometria. Segundo Flávia Gomes, a possibilidade de aglomeração nas seções e as dificuldades de limpeza do leitor biométrico foram alguns dos fatores determinantes para a decisão. Os eleitores serão identificados pelo título de eleitor e documento oficial com foto.

Questionada sobre a segurança do processo eleitoral, devido à retirada da biometria e a eficiência da urna eletrônica, Flávia ressaltou que os mesários estão sendo orientados, durante o treinamento, a serem rigorosos com a identificação do eleitor. “O TSE também preparou algumas campanhas sobre a segurança da urna para que o eleitor tenha esse respaldo. A Urna eletrônica está funcionando há mais de 20 anos. É um sistema completamente inviolável”, garantiu.

Flávia menciona que este ano já é esperado, pelo TRE, uma grande ausência no número de eleitores. “As eleições vão acontecer de qualquer jeito e devido ao grande número de pessoas no grupo de risco, esperamos uma abstenção diferenciada, mas estamos reforçando o apoio logístico e iremos também orientar os eleitores de acordo com o que está sendo determinado pelos órgãos de saúde e decretos estaduais”.

Aglomeração x decretos

Sobre as aglomerações durante os eventos e campanhas eleitorais, Flávia explica que a justiça eleitoral não tem gerência na parte sanitária e que a decisão cabe ao juiz de cada localidade. “Está previsto apenas nos decretos estaduais e municipais. São 42 zonas eleitorais e cada juiz pode ter um entendimento diferente do outro. Cabe a ele, dentro da sua zona eleitoral, definir os tipos de aglomeração e quantidades de pessoas nas reuniões. Não é crime eleitoral, mas fere os decretos”, ressalta.

Segundo Flávia Gomes, para a realização das eleições em Alagoas são necessários cerca de 23mil mesários e destacou que o TRE teve um número recorde de mesários voluntários para as eleições deste ano. “Cerca de 9 mil universitários se voluntariaram. Estamos preparando a convocação daqueles que já estão no calendário e a partir daí chamaremos os voluntários”.

Flávia destaca ainda as mudanças no horário das eleições, que iniciará com uma hora de antecedência. Das 7h às 17hrs. Lembrando que até às 10h serão apenas para atendimento preferencial e o grupo de risco. As eleições acontecem no dia 15 de novembro (primeiro turno) e 29 de novembro (segundo turno).