Johnson paralisa testes de vacina após doença em voluntário
Reação "inexplicável" em um dos participantes do teste está em estudo por técnicos da empresa
A Johnson & Johnson anunciou nesta segunda-feira (12) a suspensão dos testes em humanos da vacina para a covid-19 que está em desenvolvimento peça empresa.
A suspensão foi motivada pelo surgimento de uma doença inexplicável em um dos participantes do estudo, informou a farmacêutica em comunicado.
Além dos técnicos e pesquisadores da empresa, a doença no voluntário está sendo avaliada e estudada por um conselho independente de monitoramento e segurança, que acompanha a pesquisa da possível nova vacina.
Ainda em comunicado, a companhia explica que "eventos adversos, mesmo mais graves, são esperados em qualquer estudo clínico". "Temos o compromisso de fornecer atualizações transparentes em todo o processo de desenvolvimento clínico de nossa vacina”, conclui a farmacêutica.
Testes começaram em setembro
A Johnson & Johnson começou os testes da terceira e última fase da sua candidada à vacina contra a covid-19 no fim de setembo. Foram selecionados 60 mil voluntários, divididos em oito países, incluindo o Brasil.
Os primeiros resultados do estudo se mostraram promissores, indicando efiácia para combater e impedir a infecção provocada pelo novo coronavírus em humanos. As informações foram divulgadas na plataforma científica medRxiv.
No Brasil, os testes foram previstos para 7 mil voluntários. Eles são de 28 centros de pesquisas em São Paulo, Bahia, Distrito Federal, Rio de Janeiro, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
Em setembro, os testes de outra possível vacina contra a covid-19, a de Oxford, ficou suspenso no mundo. Segundo informou o laboratório AstraZeneca, responsável pelo desenvolvimento do imunizante, uma voluntária do Reino Unido desenvolveu mielite transversa, manifestação neurológica que afeta os nervos periféricos da coluna. Os testes foram retomados após os médicos atestarem que a doença não tinha relação com a pesquisa.
Veja também
Últimas notícias
Após fim de Magnitsky, bolsonaristas se revoltam com Trump nas redes
Resultado da pré-matrícula em Maceió será divulgado dia 17 de dezembro
Terremoto de magnitude 4.4 atinge a cidade de Araxá (MG)
Motorista é autuado por trafegar em alta velocidade em via de grande circulação em Igaci
Cão ataca adolescente e tutor é preso por ameaças e porte de arma branca em Palmeira dos Índios
Prefeitura realiza operação sobre uso irregular de motos aquáticas na orla de Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
