Senado aprova emenda de Rodrigo que exige transparência na distribuição da vacina contra covid-19
Plenário aprovou emenda nesta quinta-feira (3)
O plenário do Senado aprovou no fim da tarde desta quinta-feira (3) o PL 4023/2020, que fixa diretrizes para a distribuição à população de vacinas contra a Covid-19. O esforço é para garantir que os brasileiros tenham acesso ao imunizante o mais rapidamente possível.
Junto com o texto, foi aprovada uma emenda do senador alagoano Rodrigo Cunha (PSDB) que obriga o governo a dar total transparência à distribuição do imunizante e aos critérios utilizados na campanha de vacinação.
O senador comentou: “Estamos falando da maior crise de saúde pública que o país já enfrentou em sua história recente. É imprescindível que a população tenha clareza sobre os recursos públicos que estão sendo empregados na vacina e que estão sendo seguidos critérios técnicos e científicos na definição dos grupos que receberão prioritariamente as primeiras doses”, aponta Cunha.
Pelo texto aprovado, a vacinação tem que priorizar os grupos mais vulneráveis, como idosos, diabéticos e hipertensos, por exemplo. O governo também deverá se certificar de que não haverá desabastecimento do imunizante em regiões mais carentes.
Na mesma sessão, o Senado também aprovou a Medida Provisória 994/2020, que abre crédito de R$ 2 bilhões para a produção e disponibilização da vacina de Oxford contra a Covid. Os recursos serão encaminhados ao Ministério da Saúde para que seja dada a largada na fabricação de 100 milhões de doses do imunizante.
A corrida pela vacina contra a Covid tem mobilizado todo o mundo. Na China, a vacinação já começou. Rússia e Reino Unido anunciaram que iniciarão a imunização nas próximas semanas. Com a aprovação PL 4023/2020 pelo Senado, o texto segue agora para votação na Câmara dos Deputados.
Veja também
Últimas notícias
Bebê de 1 ano e 6 meses foge da creche e caminha sozinho até trabalho da mãe
Passarela sobre a AL-110 entra em fase de licenciamento ambiental
PM terá mais de mil policiais no policiamento das Eleições 2026 em Alagoas
Hemoal faz coleta externa de sangue em faculdade no bairro do Farol, nesta terça (29)
Ex-presidente José Sarney segue internado em hospital de São Paulo
Festival Internacional reúne mais de 150 grupos e artistas em Jaraguá
Vídeos e noticias mais lidas
Merendeira é homenageada por equipe de escola em despedida
Ajustes no texto adiam votação da MP que acaba com a chamada taxa das blusinhas
Prefeitura inscreve para a segunda Consulta Pública do Plano de Mobilidade Urbana
Confira o que abre e fecha em Alagoas no feriado desta quarta-feira (16)
