Matadouro Público de Porto Calvo é reaberto
Abate de animais iniciou nesta quarta-feira

O Matadouro Público de Porto Calvo, no Norte de Alagoas, foi reaberto oficialmente nesta semana. O abate de animais iniciou na manhã desta quarta-feira (9). O equipamento que atendia cidade estava fechado desde o dia 5 de junho de 2018 por determinação judicial a pedido do Ministério Público com base em relatório da Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal) feito em 28 de julho de 2017.
A reabertura foi um pedido da Prefeitura de Porto Calvo junto à justiça. O juiz da 2ª Vara de Porto Calvo, Diogo de Mendonça Furtado, decidiu autorizar no dia 4 de dezembro a reabertura do prédio público por comprovar que o local atualmente está apto para realizar as atividades.
A Prefeitura de Porto Calvo criou o Serviço de Inspeção Municipal (SIM) e a inspeção feita pelo órgão comprovou a viabilidade de reabertura do prédio. Com a criação do SIM, não compete mais a Adeal a fiscalização do abatedouro, pois, tornou-se restrita a esfera municipal.
O prefeito de Porto Calvo, David Pedrosa (MDB), comemorou a reabertura. “Em nenhum momento paramos de lutar pela reabertura do matadouro. É uma vitória importante e que vai beneficiar a nossa Porto Calvo. O matadouro foi reformado na nossa gestão e passou por todas as adequações necessárias para voltar a funcionar. É uma alegria para todos nós”, frisou.
A Prefeitura de Porto Calvo também conseguiu a licença de operação do Matadouro Público junto ao Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA/AL) e o licenciamento conseguido no mês de novembro é válido até o dia 9 de novembro de 2022.
Veja também
Últimas notícias

Cobertura da coleta domiciliar em Maceió supera médias nacional e regional

Projeto de escola municipal de Maceió concorre a prêmio nacional

PM apreende arma com suspeito de participação em homicídio no Jacintinho

Palmeira dos Índios inaugura nova sede do Programa Bolsa Família no centro da cidade

Caso Pedro completa 30 dias sem solução e Deputado Fabio Costa cobra respostas do governo

Rússia bombardeia várias regiões ucranianas durante a madrugada
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
