Turismo de luxo cresce em Porto de Pedras
Crescimento indica que a atividade pode ser uma alternativa na pandemia
Depois de quase um ano em que a pandemia da Covid-19 impactou significativamente o turismo local e da necessidade de os municípios se adaptarem às novas exigências sanitárias para a sua retomada gradual, uma nova tendência de atividade nesse setor ganhou força durante o período. Segundo a Organização Mundial de Turismo (OMT), o turismo de luxo foi responsável por 25% de toda a renda gerada pelo setor no mundo e representa mais uma alternativa para a recuperação da economia. A cidade de Porto de Pedras, no litoral Norte de Alagoas, vem se destacando no segmento.
Porto de Pedras é considerada o coração da famosa Rota Ecológica dos Milagres e onde está sendo implantado o projeto piloto do programa internacional Selo Bandeira Azul, é uma das mais beneficiadas do Estado. Hotéis boutique e pousadas de charme, com atendimento, gastronomia e serviços diferenciados está atraindo um público nacional e internacional incluso nessa categoria.
O município vai conseguindo espaço no Mapa do Turismo de luxo internacional e tem desenvolvido várias ações públicas, através da Secretaria Municipal de Turismo para garantir melhorias estruturais para a cidade. O hotel boutique Pedras do Patacho, já foi reconhecido como melhor “Novo Hotel de Design” pela USA & Americas Property Awards e também como o “Melhor Hotel Boutique das Américas” pela revista Forbes. As Pousada Xuê e Vila do Patacho, também foram reconhecidas pelo Travellers’ Choice, do Tripadvisor, como das melhores do país, que também premiou o “Pedras do Patacho.
O turismo de luxo é caracterizado por viagens exclusivas, hotéis com poucas suítes, atendimento diferenciado e personalizado e passeios privativos. Suas principais características são contrárias à ideia de aglomerações e por isso tem se tornado opção de muitos viajantes em todo o país.
Mesmo em momento marcado por incertezas, há a expectativa de aumento de hóspedes que viajam sozinhos e, principalmente, de turistas que ficam por mais tempo em hotéis, sendo que alguns procuram essa estadia por trabalharem remotamente. Nesse aspecto, a busca por estruturas hoteleiras nos municípios aumentaram e movimentaram o setor de turismo, bem como proporcionaram emprego e renda.
Veja também
Últimas notícias
Pesquisa Quaest aponta desgaste de Lula e cenário indefinido para 2026
Caio Bebeto alerta para risco de desabamento e insegurança em imóvel abandonado em Ipioca
Pela quarta vez, Deputado Fabio Costa assume vaga titular na Comissão de Segurança da Câmara
Novo tomógrafo do Hospital de Emergência do Agreste agiliza diagnóstico de traumas e AVC
Atalaia transforma a Busca Ativa Escolar em protocolo de proteção e cuidado com crianças e adolescentes
PF apreende 152 frascos de tizerpartida proibida pela Anvisa e prende suspeito por contrabando
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Prefeito Luciano garante pavimentação de mais dois bairros de Arapiraca
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
