Turismo

Turismo de luxo cresce em Porto de Pedras

Crescimento indica que a atividade pode ser uma alternativa na pandemia

Por 7Segundos, com Assessoria 02/03/2021 14h02
Turismo de luxo cresce em Porto de Pedras
Turismo de luxo cresce em Porto de Pedras - Foto: Assessoria

Depois de quase um ano em que a pandemia da Covid-19 impactou significativamente o turismo local e da necessidade de os municípios se adaptarem às novas exigências sanitárias para a sua retomada gradual, uma nova tendência de atividade nesse setor ganhou força durante o período. Segundo a Organização Mundial de Turismo (OMT), o turismo de luxo foi responsável por 25% de toda a renda gerada pelo setor no mundo e representa mais uma alternativa para a recuperação da economia. A cidade de Porto de Pedras, no litoral Norte de Alagoas, vem se destacando no segmento.

Porto de Pedras é considerada o coração da famosa Rota Ecológica dos Milagres e onde está sendo implantado o projeto piloto do programa internacional Selo Bandeira Azul, é uma das mais beneficiadas do Estado. Hotéis boutique e pousadas de charme, com atendimento, gastronomia e serviços diferenciados está atraindo um público nacional e internacional incluso nessa categoria.

O município vai conseguindo espaço no Mapa do Turismo de luxo internacional e tem desenvolvido várias ações públicas, através da Secretaria Municipal de Turismo para garantir melhorias estruturais para a cidade. O hotel boutique Pedras do Patacho, já foi reconhecido como melhor “Novo Hotel de Design” pela USA & Americas Property Awards e também como o “Melhor Hotel Boutique das Américas” pela revista Forbes. As Pousada Xuê e Vila do Patacho, também foram reconhecidas pelo Travellers’ Choice, do Tripadvisor, como das melhores do país, que também premiou o “Pedras do Patacho.

O turismo de luxo é caracterizado por viagens exclusivas, hotéis com poucas suítes, atendimento diferenciado e personalizado e passeios privativos. Suas principais características são contrárias à ideia de aglomerações e por isso tem se tornado opção de muitos viajantes em todo o país.

Mesmo em momento marcado por incertezas, há a expectativa de aumento de hóspedes que viajam sozinhos e, principalmente, de turistas que ficam por mais tempo em hotéis, sendo que alguns procuram essa estadia por trabalharem remotamente. Nesse aspecto, a busca por estruturas hoteleiras nos municípios aumentaram e movimentaram o setor de turismo, bem como proporcionaram emprego e renda.