Prefeitos de AL e PE unem esforços para turismo sustentável na Costa dos Corais
Objetivo é fortalecer o setor nos municípios dos dois Estados
Com o objetivo de fortalecer o setor do turismo nos municípios de Alagoas e Pernambuco, que fazem parte da Área de Proteção Ambiental Costa dos Corais (APA Costa dos Corais), prefeitos, gestores e representantes de entidades se reuniram nesta terça-feira (9) para a discussão de uma proposta de trabalho conjunto, em prol de um turismo sustentável e de referência em preservação ambiental.
O prefeito de Maragogi, Fernando Sérgio Lira Neto (Progressistas - PP), de forma simbólica, falou sobre a ‘revogação’ do decreto real de Dom João VI, que separou definitivamente o território de Pernambuco, dando origem ao Estado de Alagoas. “Decidimos nos unir para ‘revogar’ os limites territoriais entre Alagoas e Pernambuco, para desenvolvermos ações e projetos de forma integrada e cooperada, respeitando os princípios da sustentabilidade econômica, ambiental, sociocultural e político-institucional”, salientou o gestor.
Neste primeiro encontro, foram discutidas a criação de um calendário integrado, afim de promover ações de preservação e educação ambiental; a readequação da iluminação das orlas marítimas, baseando-se nas orientações da cartilha do projeto TAMAR de fotopoluição, que é um fator impactante nas fases de vida das tartarugas-marinha; a formação de um colégio constituído por procuradores dos municípios integrantes junto com os procuradores federais da Procuradoria Federal Especializada do ICMBio; e, por fim, a criação de um observatório de turismo, ferramenta indispensável para o desenvolvimento do turismo sustentável nos municípios.
Além disso, os gestores reafirmaram o compromisso de revogar os decretos municipais relacionados aos refreamentos ambientas dentro da APA Costa dos Corais, quando o Plano de Manejo for publicado. O plano estabelece e estrutura as ações necessárias para a preservação ambiental nas unidades de conservação.
APA Costa dos Corais – a região da Costa dos Corais, com sua riqueza cultural e natural exuberante, forma um patrimônio de valor turístico inestimável. É a maior unidade de conservação federal marinha costeira do Brasil, com 400 mil hectares e cerca de 120 km de praias e mangues. O trabalho de preservação ambiental da APA pode gerar um turismo mais sustentável e com uma oferta maior de oportunidades de trabalho e geração de renda para população, além de uma maior qualidade de vida para todos.
Veja também
Últimas notícias
DMTT regulamenta uso de barreiras plásticas para coibir estacionamento irregular
Sesau garante aos pais de crianças atípicas a continuação do Serviço de Equoterapia
São Sebastião realiza 1º Fórum do Selo Unicef e reforça políticas para a juventude
Por unanimidade, STF mantém decisão sobre perda do mandato de Zambelli
Formação original do Barão Vermelho se reúne para a turnê em 2026
Hapvida é condenado a pagar indenização após negar cirurgia à paciente com risco de morte
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
