AMA cria debate permanente para acelerar a vacinação
Para manter essa atualização foi criado um grupo para aproximar o diálogo entre prefeitos e Estado

A Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) reuniu prefeitos; o secretário de Saúde, Alexandre Ayres; Cosems; Conisul e secretários de saúde, e voltou a discutir ações permanentes da vacinação da Covid-19. Para manter essa atualização foi criado um grupo para aproximar o diálogo entre prefeitos e Estado e acelerar o processo de imunização e possíveis entraves.
Na webreunião desta segunda-feira (15) a AMA reforçou os ajustes necessários no sistema do Programa Nacional de Vacinação (PNI) para que cada município apresente o andamento da imunização. Dentro do cronograma, a ideia é acelerar a disponibilidade de doses para população. “É muito importante lembrar a alimentação das informações. Temos diagnosticado que a vacinação está avançada nas cidades, mas é necessário sincronia na alimentação dos dados”, pontuou o presidente da entidade, Hugo Wanderley. Um dos pontos levantados pelos secretários é, também, a resistência de muitas pessoas do grupo de risco em autorizar a vacinação.
O secretário Alexandre Ayres reforçou a importância desse registro para que Alagoas não perca nenhuma dose. Sesau, AMA e Cosems vão fazer um acompanhamento individualizado junto aos secretários para avaliar e fazer as intervenções para que o processo seja o mais resolutivo. A AMA também está fazendo uma pesquisa, em parceria com o movimento Unidos pela Vacina, para identificar as necessidades locais. “Quanto mais rápido o gestor responder, mais rápido poderemos agir”, reforçou o presidente.
A compra consorciada da vacina também foi um ponto de discussão da reunião. “O presidente do Conisul, Marcelo Beltrão disse que o consórcio poderá ser um instrumento na compra de vacinas, caso o governo federal faça essa liberação sem infringir as leis 14.124 e 14125/ 2021 que são claras na orientação do PNI. “O que os municípios vão fazer agora é uma manifestação de interesse,” concluiu Beltrão.
Veja também
Últimas notícias

Justiça suspende alvará para construção de prédio de 20 andares em Guaxuma após recurso do MPAL

Confronto armado entre PM e suspeitos causa pânico em Estrela de Alagoas

Fabio Costa entrega drones e contribui com treinamento da Guarda Municipal em Maceió

Criança de três anos é socorrida após se afogar em piscina no Litoral Norte de AL

Motociclista é arremessado após colisão com parede de residência em Branquinha

Prefeitura realiza fiscalização e organização da feira livre em Girau na segunda (4)
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
