Covid -19

AMA cria debate permanente para acelerar a vacinação

Para manter essa atualização foi criado um grupo para aproximar o diálogo entre prefeitos e Estado

Por 7Segundos, com Assessoria 15/03/2021 16h04
AMA cria debate permanente para acelerar a vacinação
AMA cria debate permanente para acelerar a vacinação - Foto: Assessoria

A Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) reuniu prefeitos; o secretário de Saúde, Alexandre Ayres; Cosems; Conisul e secretários de saúde, e voltou a discutir ações permanentes da vacinação da Covid-19. Para manter essa atualização foi criado um grupo para aproximar o diálogo entre prefeitos e Estado e acelerar o processo de imunização e possíveis entraves.

Na webreunião desta segunda-feira (15) a AMA reforçou os ajustes necessários no sistema do Programa Nacional de Vacinação (PNI) para que cada município apresente o andamento da imunização. Dentro do cronograma, a ideia é acelerar a disponibilidade de doses para população. “É muito importante lembrar a alimentação das informações. Temos diagnosticado que a vacinação está avançada nas cidades, mas é necessário sincronia na alimentação dos dados”, pontuou o presidente da entidade, Hugo Wanderley. Um dos pontos levantados pelos secretários é, também, a resistência de muitas pessoas do grupo de risco em autorizar a vacinação.

O secretário Alexandre Ayres reforçou a importância desse registro para que Alagoas não perca nenhuma dose. Sesau, AMA e Cosems vão fazer um acompanhamento individualizado junto aos secretários para avaliar e fazer as intervenções para que o processo seja o mais resolutivo. A AMA também está fazendo uma pesquisa, em parceria com o movimento Unidos pela Vacina, para identificar as necessidades locais. “Quanto mais rápido o gestor responder, mais rápido poderemos agir”, reforçou o presidente.

A compra consorciada da vacina também foi um ponto de discussão da reunião. “O presidente do Conisul, Marcelo Beltrão disse que o consórcio poderá ser um instrumento na compra de vacinas, caso o governo federal faça essa liberação sem infringir as leis 14.124 e 14125/ 2021 que são claras na orientação do PNI. “O que os municípios vão fazer agora é uma manifestação de interesse,” concluiu Beltrão.