Vacina de Oxford é 79% eficaz contra casos sintomáticos da Covid-19
Estudo aponta que benefícios são maiores que os riscos potenciais nas pessoas que receberam o imunizante
A vacina contra a covid-19 desenvolvida pela AstraZeneca em parceria com a Universidade de Oxford mostrou 79% de eficácia na prevenção das formas sintomáticas e que resultam em hospitalização, segundo estudo da farmacêutica realizado nos Estados Unidos, Chile e Peru.
Os novos dados surgem na medida em que muitos países voltaram a usar a vacina, depois que a EMA (Agência Europeia de Medicamentos) e a OMS (Organização Mundial da Saúde) especificaram que os benefícios são maiores que os riscos potenciais, após investigações sobre casos de trombose supostamente relacionados com a vacinação.
A AstraZeneca disse que um comitê de segurança independente conduziu uma revisão específica sobre coágulos no estudo dos Estados Unidos, bem como sobre trombose venosa do seio cerebral, uma patologia extremamente rara, com a ajuda de um neurologista.
A empresa fabricante da vacina disse ainda que o comitê "não encontrou risco maior do que o normal de trombose ou doença trombótica entre os 21.583 participantes que receberam pelo menos uma dose da vacina. A pesquisa focada especificamente em CVST não encontrou nenhum caso no curso do estudo".
No Brasil, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) garantiu que, até o momento, o uso das vacinas de Oxford é seguro e não apresenta risco que justifique a suspensão da imunização com o composto. A vacina no Brasil é produzida pela Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), além de outras remessas também chegarem já prontas do exterior.
Veja também
Últimas notícias
Vinda de Carlos Bolsonaro leva 150 mil pessoas ao Bloco do 22 em Maceió
Mulher é presa suspeita de desviar até R$ 20 mil de clínica odontológica em Maceió
Alfredo Gaspar apresenta propostas de Flávio Bolsonaro em encontro na Bahia
Lei de Cibele Moura que garante piso salarial a farmacêuticos hospitalares é promulgada
Governo de Alagoas antecipa pagamento dos servidores para 27 de outubro
'Serial killer de Maceió' é condenado a 60 anos por matar casal no Vergel
Vídeos e noticias mais lidas
Merendeira é homenageada por equipe de escola em despedida
[Vídeo] Chuvas abrem cratera e motoristas correm riscos na AL-101 Norte
Táxi de Arapiraca fica submerso após avanço da correnteza na Praia do Peba
Jovem é preso com arma e drogas no bairro do Jacintinho, em Maceió
