MPAL: recomendação com exigências para profissionais de saúde é acatada pela Sesau
Novos critérios foram emitidos pela Força-Tarefa de combate à Covid
A recomendação do Ministério Público de Alagoas (MPAL), emitida pela Força-Tarefa (FT) de Combate à Covid-19, sobre a comprovação das atividades desenvolvidas pelos profissionais autônomos da saúde, como critério para a vacinação, foi acatada pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau).
Na nota informativa n° 24/2021, originada na Superintendência de Vigilância em Saúde (Suvisa), o órgão detalha que, seguindo a orientação ministerial, para receberem o benefício, tais profissionais devem apresentar, alternativamente, a seguinte documentação: comprovante da condição de Microempreendedor Individual (MEI); conta de energia de imóvel comercial em seu nome ou em nome de sua empresa; autodeclaração de efetivo exercício da atividade profissional na área da Saúde, se possível acompanhada de três contratos de prestação de serviço ou de três declarações de pacientes, notas fiscais ou contratos de vinculação a planos de saúde privados.
A Força-Tarefa de Combate à Covid-19 tomou a iniciativa após discussão entre seus membros e, consequentemente, despertar a preocupação sobre a destinação correta das doses dos imunizantes garantindo que, de fato, cheguem aos profissionais autônomos que estejam desempenhando suas atividades. Antes da recomendação, para que fossem vacinados bastava a apresentação da regularização do profissional perante seu conselho de classe.
Também seguindo a recomendação da Força-Tarefa, a Sesau disponibilizou um modelo de autodeclaração de efetivo exercício da atividade profissional em saúde onde devem constar nome, data de nascimento, CPF, sexo, a função exercida, o local e horário de trabalho, bem como a frequência dos atendimentos. Por fim, o profissional ratifica que são verdadeiras as informações -ciente de que pode ser punido caso use de má-fé -, assinado e entregue na hora da vacinação.
Como garantia, para que todos os secretários municipais de Saúde de Alagoas tomassem conhecimento das mudanças em relação à vacinação desse público, a Força-Tarefa do Ministério Público recomendou, também, à Sesau que viabilizasse a informação por meio da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) e do Conselho de Secretários Municipais de Saúde de Alagoas fazendo chegar aos chefes do Poder Executivo Municipal e seus secretários.
Compõem a Força-Tarefa de Combate à Covid-19 do Ministério Público do Estado de Alagoas: a Procuradoria-Geral de Justiça, Corregedoria-Geral, Ouvidoria, Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça (CAOP), núcleos especializados e um grupo de promotores de Justiça que atuam nas mais diversas áreas.
Veja também
Últimas notícias
Alfredo Gaspar denuncia “blindagem de criminosos” e pede prisão de empresário ligado ao Careca do INSS
MPF obtém decisão judicial para garantir apoio especializado a estudantes com deficiência na Ufal
Luciano Barbosa entrega ginásio modernizado e reforça integração entre escola e comunidade
Tiros na cabeça: adolescente é assassinada no sofá de casa no Sertão de AL
Vereador é acusado de vandalismo e ameaça contra concessionária de saneamento
Tia Júlia se reúne com Águas do Sertão para alinhar cronograma das obras de saneamento
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
