Ministério Público instaura inquérito para investigar ex-prefeito de Jundiá
Investigação é para apurar atraso no repasse das contribuições patronais ao Jundiá-Previ
O Ministério Público de Alagoas (MPAL) decidiu instaurar um inquérito civil para investigar o ex-prefeito de Jundiá, Carlos Antônio de Moraes e Lima Filho “Segundo”. A portaria publicada na edição desta quarta-feira (12) do Diário Oficial do órgão é para apurar o atraso no repasse das contribuições patronais ao Instituto de Previdência Municipal (Jundiá-Previ).
A 2ª Promotoria de Justiça de Porto Calvo, por meio do promotor Carlos Davi Lopes Correia Lima, considerou para instaurar o inquérito civil a necessidade de coletar informações sobre atrasos no repasse ao Jundiá-Previ dos valores referentes à cota patronal do município correspondente aos meses de agosto, setembro, outubro, novembro e dezembro de 2020.
Ainda segundo a portaria publicada no Diário Oficial, os conselhos de Administração e Fiscal do Jundiá-Previ encaminharam representação ao Ministério Público, com especificação de débito no valor de R$ 585.247,96. O montante é referente aos cinco últimos meses do ano passado, em que segundo a ação, não houve o repasse do município dos valores das cotas patronais.
O MPAL considerou que o atraso pode comprometer o equilíbrio financeiro e atuarial do Instituto de Previdência Municipal, podendo provocar defasagem nas contas e risco à cobertura dos filiados. O inquérito civil foi aberto e o Ministério Público notificou a Prefeitura de Jundiá requisitando informações sobre o parcelamento do débito do Município com o Jundiá-Previ.
O ex-procurador de Jundiá, Abelardo Neto, disse que entrou em contato com o ex-prefeito e de acordo com ele, o ex-gestor informou que existe uma lei na Câmara Municipal que autoriza o prefeito a fazer o parcelamento e que esse parcelamento foi feito. Carlos Antônio de Moraes e Lima Filho frisou também que existe cópia da lei e que todo o parcelamento foi feito de forma correta e que quando for notificado, vai comprovar que não há irregularidades.
Últimas notícias
Arthur Lira garante recursos para estrada entre povoado Ipiranga e Igreja Nova e amplia investimentos no Baixo São Francisco
Aumenta número de maceioenses no mercado de trabalho
Flávio Dino relatará habeas corpus que tenta revogar prisão domiciliar de Bolsonaro
Causa real da morte de criança de três anos ainda está sob análise do IML; principal suspeita é mordida de cobra
Colocação de contêiner de lixo na Feirinha do Tabuleiro provoca protesto; entenda
Imagem no Street View mostra jovem que seria Marília Mendonça. Veja
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
