Porto de Pedras conclui audiências públicas do plano de ordenamento
Projeto visa garantir o disciplinamento da cidade

Iniciado em 2020 como forma de garantir o disciplinamento da cidade, o plano de ordenamento de Porto de Pedras, concluiu a fase das audiências públicas após a realização de reuniões com todos os setores da comunidade. O plano consiste no planeamento das ocupações, no potencial do aproveitamento da infraestrutura existente e no assegurar a preservação do meio ambiente. Porto de Pedras é um município de muitas particularidades. Tem uma população residente reduzida, um patrimônio ambiental excepcional e um grande potencial turístico.
O Plano Diretor de Ordenamento Territorial é o principal normativo que rege a política urbana da cidade e está sendo executado pelo arquiteto e urbanista Múcio Jucá. Ordenamento do solo urbano significa manter em ordem os espaços da cidade. É uma das tarefas mais importantes de uma prefeitura, que tem entre muitas outras – essa responsabilidade de manter organizado o território urbano, ofertando as melhores condições para os espaços públicos e regulando a forma de utilização dos espaços privados, para garantir que esteja sempre condicionado pelo interesse público.
A preocupação do prefeito Henrique Vilela (MDB) é o ordenamento do solo com foco no planejamento e definições de regras para garantir um futuro de sustentabilidade. O plano parte de uma análise da situação atual dos espaços já urbanizados e daqueles que vêm apresentando transformações – especialmente aquelas alavancadas pela atividade turística. E também traz um conjunto de propostas e regras para melhor aproveitamento das terras propícias à urbanização e ao turismo sustentável.
O documento técnico, urbanístico, com fundamentos e propostas foi apresentado em audiências pública a toda a população, lideranças comunitárias, parlamentares, prestadores de serviço, proprietários de terras e setores envolvidos como hoteleiros, órgãos ambientais e construtores e arquitetos que puderam opinar e oferecer ideias para a consolidação do projeto.
O plano de Ordenamento será o condutor para o plano diretor da cidade cujo convênio já foi assinado pelo governador Renan Filho (MDB-AL) e o prefeito do município Henrique Vilela e viabilizará a construção civil, saneamento básico, preservação do meio ambiente, promoção do desenvolvimento sustentável, elaboração de diagnóstico de impacto ambiental e de trânsito, democratização do acesso à terra e à habitação, entre outras medidas.
Veja também
Últimas notícias

Chico Filho comemora novas permissões para taxistas em Maceió

Colisão entre carro e carreta deixa feridos na AL-220, em São José da Tapera

Após atuação da Defensoria, Justiça garante piso salarial a agente de endemias em Arapiraca

Adolescente de 15 anos morre afogado no Lago da Perucaba, em Arapiraca

Operação Muralha de Aço transfere 175 reeducandos para Presídio do Agreste

Prefeitura realiza capacitação sobre assédio com ambulantes da orla de Maceió
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
