Porto de Pedras conclui audiências públicas do plano de ordenamento
Projeto visa garantir o disciplinamento da cidade
Iniciado em 2020 como forma de garantir o disciplinamento da cidade, o plano de ordenamento de Porto de Pedras, concluiu a fase das audiências públicas após a realização de reuniões com todos os setores da comunidade. O plano consiste no planeamento das ocupações, no potencial do aproveitamento da infraestrutura existente e no assegurar a preservação do meio ambiente. Porto de Pedras é um município de muitas particularidades. Tem uma população residente reduzida, um patrimônio ambiental excepcional e um grande potencial turístico.
O Plano Diretor de Ordenamento Territorial é o principal normativo que rege a política urbana da cidade e está sendo executado pelo arquiteto e urbanista Múcio Jucá. Ordenamento do solo urbano significa manter em ordem os espaços da cidade. É uma das tarefas mais importantes de uma prefeitura, que tem entre muitas outras – essa responsabilidade de manter organizado o território urbano, ofertando as melhores condições para os espaços públicos e regulando a forma de utilização dos espaços privados, para garantir que esteja sempre condicionado pelo interesse público.
A preocupação do prefeito Henrique Vilela (MDB) é o ordenamento do solo com foco no planejamento e definições de regras para garantir um futuro de sustentabilidade. O plano parte de uma análise da situação atual dos espaços já urbanizados e daqueles que vêm apresentando transformações – especialmente aquelas alavancadas pela atividade turística. E também traz um conjunto de propostas e regras para melhor aproveitamento das terras propícias à urbanização e ao turismo sustentável.
O documento técnico, urbanístico, com fundamentos e propostas foi apresentado em audiências pública a toda a população, lideranças comunitárias, parlamentares, prestadores de serviço, proprietários de terras e setores envolvidos como hoteleiros, órgãos ambientais e construtores e arquitetos que puderam opinar e oferecer ideias para a consolidação do projeto.
O plano de Ordenamento será o condutor para o plano diretor da cidade cujo convênio já foi assinado pelo governador Renan Filho (MDB-AL) e o prefeito do município Henrique Vilela e viabilizará a construção civil, saneamento básico, preservação do meio ambiente, promoção do desenvolvimento sustentável, elaboração de diagnóstico de impacto ambiental e de trânsito, democratização do acesso à terra e à habitação, entre outras medidas.
Veja também
Últimas notícias
Iza curte fim de ano com ator da Globo; conheça João Vitor Silva
Na Suíça, incêndio em festa de Ano Novo mata dezenas de pessoas e deixa mais de 100 feridos
Polícia apreende drogas após denúncia anônima em Maceió
Polícia Federal determina que Eduardo Bolsonaro volte ao cargo de escrivão
Bolsonaro e irmão ganham na quadra da Mega da Virada
Em aceno ao Congresso, Lula empenha quase todas as emendas de 2025
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
