Porto de Pedras celebra festa de 100 anos de Emancipação Política
Cidade é um dos principais cartões postais do Nordeste

A cidade turística de Porto de Pedras, no Litoral Norte de Alagoas, celebra nesta quarta-feira (9), 100 anos de Emancipação Política. O município que é considerado o coração da famosa Rota Ecológica dos Milagres é um dos principais cartões postais do Nordeste brasileiro. O dia será de muitas comemorações, mas as celebrações começaram no dia 5 de junho.
Com praias espetaculares como Patacho e Laje, rios caudalosos como Manguaba e Tatuamunha, prédios históricos e o farol, a cidade litorânea é também considerada um verdadeiro paraíso das águas. Este mês o booking.com (um dos maiores sites de viagens do mundo) mostrou que Porto de Pedras ficou em segundo lugar entre os dez melhores destinos brasileiros para uma viagem romântica.

O dia do centenário iniciou às 5h com a alvorada (salva de tiros). Às 7h30 ocorre o Hasteamento dos Pavilhões. O dia contará com importantes inaugurações como: Estação de Tratamento de Água (ETA); Complexo Belmira Lins; Laboratório de Informática; Mercado Público Municipal; entre outros. Às 16h haverá a Carreta de Emancipação Tatuamunha/Centro. A festa será encerrada com show pirotécnico (19h) e a live solidária dos 100 anos (20h).
O prefeito Henrique Vilela disse que é uma honra governar a cidade nesse período de centenário. “Orgulhoso por dirigir o município junto com o vice-prefeito Dé Costa no centenário. Mais feliz ainda e orgulhoso por a gente está vendo tudo aquilo que plantou há cinco anos, a gente está conseguindo realizar e estamos mudando o aspecto da cidade. A gente ver hoje o semblante de cada cidadão a alegria, a autoestima elevada, então isso talvez seja o nosso maior orgulho. A gente ver a transformação que a gente planejou se realizando agora”, concluiu.

História
A localização entre o mar e uma encosta de pedras fez com que o município tivesse três nomes: Porto Real, Águas Belas e Porto de Pedras. A colonização portuguesa contribuiu para o início do povoado, a história de Porto de Pedras está ligada à de Porto Calvo. Durante a guerra, invasão e domínio, até a expulsão, os moradores de Porto de Pedras participaram do movimento contra os holandeses. Pela barra e pelo porto passavam ou ancoravam embarcações inimigas e aliadas, vindas de Recife com alimentos e munição. No dia 14 de maio de 1633, guiados por Domingos Fernandes Calabar, os holandeses entraram em Porto de Pedras, destruindo embarcações portuguesas e incendiando o povoado.

Por um alvará régio em 5 de dezembro de 1815, o povoado foi elevado à categoria de vila, desmembrado de Porto Calvo. Em 1864, a vila foi suprimida e anexada a Passo de Camaragibe. No ano de 1868 foi restaurada e em 1921, através da Lei 903, transformou-se em município.

Veja também
Últimas notícias

Jovem é flagrado pichando árvore e pista de caminhada em Palmeira dos Índios

Acusado de tráfico de drogas é preso no bairro Clima Bom, parte alta de Maceió

Petrobras terá que pagar R$ 36 milhões por danos ambientais

Homem é preso por porte irregular de arma de fogo no bairro Santos Dumont, em Maceió
PCdoB questiona na Justiça lei que cria dia em homenagem às vítimas do comunismo

Após resultado, Neto Bomfim comemora vitória com apoiadores na sede da UVEAL em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
