Educação

Educação de Japaratinga oferta curso de documentação e legislação escolar

O prefeito Déo prestigiou o evento que tem o objetivo de melhorar os serviços administrativos e pedagógicos da Educação.

Por Assessoria 16/06/2021 18h06
Educação de Japaratinga oferta curso de documentação e legislação escolar
O prefeito Déo prestigiou o evento que tem o objetivo de melhorar os serviços administrativos e pedagógicos da Educação. - Foto: Assessoria

A Secretaria Municipal de Educação de Japaratinga – SEMEJ ofertou um curso de documentação e legislação escolar para os agentes administrativos – que atuam nas secretarias escolares – da Rede Municipal de Ensino. O curso foi ministrado pela Inspetora da SEMEJ, Alessandra Bandeira, nesta quarta feira (16), no auditório da referida secretaria.

O prefeito José Severino da Silva (Déo) fez questão de prestigiar o evento, que tem o objetivo de capacitar os profissionais que atuam na secretaria escolar, para a padronização dos trabalhos administrativos e pedagógicos de todas as escolas municipais.

Déo fez a entrega dos certificados aos que participaram do curso e falou dos seus planos para a Educação. “Prometo que vou honrar minhas promessas, principalmente, manter o salário dos servidores em dia, para que vocês trabalhem com mais garra ainda. E garanto que outras capacitações virão para vocês. A Educação é uma das prioridades da minha gestão”.

A Secretária Municipal de Educação, Maria José Pereira (Zeza), revelou como encontrou a parte administrativa das escolas. “Quando assumimos a Educação percebemos uma disparidade na documentação e no funcionamento interno das escolas. Por exemplo, o modelo de declaração da Escola Tancredo Neves era diferente do da Escola Norma Vasconcelos, e assim por diante. Então se fez necessário atualizar e unificar o nosso sistema, afinal a educação também evolui”.

Zeza ressaltou ainda que é importante que as escolas usem a mesma linguagem, tanto no dia a dia com os alunos, quanto na parte administrativa, pois os documentos escolares são fundamentais para a processo de formação dos estudantes.

Para a inspetora da SEMEJ, Alessandra Bandeira, é essencial que as profissionais que exercem a função de secretário escolar atualizem seus conhecimentos. “Os pareceres, leis e resoluções se adequam às circunstâncias da sociedade. Portanto esse momento é fundamental, principalmente por conta da pandemia, para que os agentes novatos, veteranos e professores auxiliares se adequem as novas realidades”, explicou.

Ainda segundo Alessandra, a escola não pode desenvolver bem o seu trabalho sem uma orientação normativa, pois todo o estudo do aluno só será certificado através da normatização das leis, realizada pelas secretarias: desde a matrícula dos estudantes, até a sua saída.