Educação

Sérgio Lira diz que aulas em Maragogi iniciam de forma híbrida

Atividades internas com os professores começam dia 1º de março

Por Maurício Silva 24/02/2021 11h11 - Atualizado em 24/02/2021 12h12
Sérgio Lira diz que aulas em Maragogi iniciam de forma híbrida
Prefeito de Maragogi, Fernando Sérgio Lira Neto - Foto: Assessoria

O prefeito de Maragogi, Fernando Sérgio Lira Neto (Progressistas – PP), disse nesta quarta-feira (24) em entrevista na rádio Maragogi FM que as aulas na rede pública municipal da cidade vão iniciar com o ensino híbrido. A modalidade funcionará com escalonamento de turmas. As atividades internas com os professores começam no dia 1º de março.

Sérgio Lira disse ao radialista Marcos Menino que tem conversado com o secretário municipal de Educação, José Arthur Cavalcante; com o chefe de gabinete João Enio Vasconcelos; e com o secretário estadual da pasta, Paulo Guedes para garantir o retorno seguro dos alunos e profissionais da área. Ele também vem articulando a volta às aulas com os prefeitos na Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) e também via Confederação Nacional de Municípios (CNM).

O gestor explicou como iniciará o ensino. “Inicialmente nós vamos abrir só o 5º e o 9º ano em esquema hibrido: quem estuda segunda, quarta e sexta; na outra semana estuda terça e quinta; e vice-versa. As merendas serão dadas de maneira individualizada no pacotinho para não haver manipulação. Não haverá atividade esportiva coletiva. O pessoal da limpeza vai limpar os banheiros seis vezes ao dia para que a gente tenha o mínimo de possibilidade de contaminação. Haverá distanciamento social: carteiras marcadas e não marcadas e a gente vai estreitar o tempo, o que se dava em 50 minutos; vai ser em 30 minutos para que as pessoas não fiquem dentro muito tempo”, informou.

Lira, que também é vice-presidente da AMA, comunicou que haverá primeiro atividades internas com os professores a partir de 1º de março. “A gente vai passar essa primeira semana com os professores trabalhando internamente. Os professores que oportunamente serão vacinados retornam presencial, os que tiveram a contaminação de três meses para cá, podem voltar. Nesse sistema encurtado e diferenciado”, disse.

O prefeito também comunicou que o município vai ofertar também o ensino à distância para os pais que não optarem pela forma presencial. “Os pais que não quiserem que os alunos estudem presencialmente, eles serão inscritos no EAD. Não vão deixar de ter aulas. Vão receber o material, os pais levam pra casa. A gente vai respeitar a opinião dos pais”, afirmou.