Convênio para elaboração do Plano Diretor de Japaratinga é assinado
Documento assegura recursos para execução de estudos e ordenação territorial do município
Destino turístico repleto de belezas naturais, Japaratinga é o quinto município da Região Norte de Alagoas que vai ser contemplado com o Plano Diretor, o instrumento que orienta a política de desenvolvimento e de ordenamento da expansão urbana dos municípios. O projeto será construído a partir do convênio firmado entre a prefeitura e o Governo do Estado, que vai liberar recursos para os estudos através da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur). A assinatura do convênio aconteceu nesta segunda-feira (2)
A assinatura do convênio ocorreu na sede da Sedetur, em Maceió, e contou com a presença do secretário do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Marcius Beltrão; do prefeito de Japaratinga, José Severino da Silva "Déo"; e da secretária de turismo do município, Thereza Dantas.
“Japaratinga é um dos municípios que está se consolidando como um destino turístico de Alagoas, e as belezas naturais de toda a região precisam ser cuidadas e preservadas. É muito importante que a sociedade de Japaratinga discuta os avanços, os locais que devem ser preservados, a forma de tratar o trânsito e as construções, que tem que acontecer de forma regular. Este é o papel do Plano Diretor. Por isso, o Governo de Alagoas está financiando o Plano Diretor de quase todos os municípios da Região Norte. Vamos fazer também convênios com municípios dos Lagos e Mares do Sul, e, da região dos Cânions do São Francisco, já que estas regiões estão apresentando aumento no fluxo turístico”, expôs Marcius Beltrão.
O planejamento territorial que é feito com o Plano Diretor define o melhor modo de ocupar uma região, prevendo os pontos onde se localizarão atividades e todos os usos do espaço, além de garantir condições para financiar o desenvolvimento municipal e viabilizar a utilização dos recursos disponíveis de forma democrática e sustentável.
Após a assinatura do convênio a próxima fase é a de licitação, que escolherá a empresa que fará o projeto do Plano Diretor. Posteriormente, os planos diretores devem ser discutidos e aprovados pela Câmara dos Vereadores e sancionados pelos prefeitos de cada município. O resultado, formalizado como Lei Municipal, é a expressão do pacto firmado entre a sociedade e os poderes Executivo e Legislativo.
Veja também
Últimas notícias
Pesquisa Quaest aponta desgaste de Lula e cenário indefinido para 2026
Caio Bebeto alerta para risco de desabamento e insegurança em imóvel abandonado em Ipioca
Pela quarta vez, Deputado Fabio Costa assume vaga titular na Comissão de Segurança da Câmara
Novo tomógrafo do Hospital de Emergência do Agreste agiliza diagnóstico de traumas e AVC
Atalaia transforma a Busca Ativa Escolar em protocolo de proteção e cuidado com crianças e adolescentes
PF apreende 152 frascos de tizerpartida proibida pela Anvisa e prende suspeito por contrabando
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Prefeito Luciano garante pavimentação de mais dois bairros de Arapiraca
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
