Política

Mazinho é eleito presidente da Câmara de Campestre, mas pleito é anulado

Benedito Mazinho havia sido eleito

Por Maurício Silva 10/08/2021 15h03 - Atualizado em 10/08/2021 17h05
Mazinho é eleito presidente da Câmara de Campestre, mas pleito é anulado
Mazinho Benedito é eleito novo presidente da Câmara de Campestre - Foto: Divulgação

O vereador Josemar Benedito Mendes “Mazinho Benedito” (MDB), de 34 anos de idade, foi eleito  presidente da Câmara de Campestre. A eleição na noite desta segunda-feira (9) foi cercada de muita polêmica envolvendo o atual presidente Willians de Andrade Maravilha “Hunga Maravilha” (MDB), que publicou uma portaria anulando o pleito. 

A chapa formada por Mazinho Benedito (presidente), Cícero José dos Santos “Toco de Zezinho” – MDB (vice-presidente), Phillype Barros Santana “Felipe de Jane” – MDB (1º secretário), e Yardley Araújo de Lima “Dei Gás” – PL (2º secretário) foi eleita por sete votos para comandar o Palácio Antônio Domingos Lins no biênio 2023-2024. Mas a tendência é que o caso siga para a justiça. 

O atual presidente Hunga Maravilha convocou a eleição antecipada para esta segunda-feira (9). Mas de acordo com a chapa vencedora, Maravilha abriu a sessão ordinária e encerrou sem fazer a eleição da nova Mesa Diretora. Então o atual vice-presidente Martesario Teixeira da Silva “Zaro do Mercadinho” (PL) abriu uma nova sessão e a chapa liderada por Mazinho Benedito foi eleita.

Mazinho Benedito disse que Hunga Maravilha pretendia montar uma chapa. “Ele não conseguiu montar a chapa e queria adiar a eleição. Ele finalizou a sessão dizendo que não haveria eleição, mas não apresentou motivo. Usamos o regime interno, o vice abriu uma nova sessão e foi feita a eleição”, informou o novo presidente eleito.

O atual 1º secretário e reeleito para o cargo Felipe de Jane, argumentou que a Hunga Maravilha não apresentou justificativa plausível para o adiamento do pleito. Felipe de Jane reforçou que a eleição foi feita da forma correta como manda a lei e o regime interno do Palácio Antônio Domingos Lins.

O 7Segundos tentou contato com o atual presidente e ele disse que está sempre a disposição da reportagem. O site da Câmara de Campestre traz a publicação da portaria nº 80, que revoga a portaria nº 71 de 26 de julho de 2021, que trata-se da convocação da eleição para a nova Mesa Diretora para o biênio 2023/2024. Mas a portaria nº 80 está datada de 26 de agosto de 2021, sendo que nesta terça-feira é apenas dia 10 de agosto. Entretanto, o documento está com a assinatura de Willians de Andrade Maravilha datada de 9 de agosto. Maravilha justificou que a data de 26 de agosto foi um erro de digitação.