Economia

Bolinho de goma com amor: Dona Marlene vira Rainha do Sequilho de Maragogi

Empreendedora vive do negócio há quase 40 anos em São Bento

Por Maurício Silva 20/08/2021 07h07 - Atualizado em 20/08/2021 19h07
Bolinho de goma com amor: Dona Marlene vira Rainha do Sequilho de Maragogi
Rainha do Sequilho: Dona Marlene faz bolinho de goma com amor em Maragogi - Foto: Isac Silva/7Segundos

O que era o lanche do cafezinho do fim da tarde se tornou um empreendimento promissor, de sucesso e que gera renda para famílias em Maragogi há quase 40 anos. Essa é a história de Marlene de Lima dos Santos, de 65 anos de idade, a famosa “Rainha do Sequilho”. Ela faz com muito amor o conhecidíssimo e delicioso bolinho de goma no quintal de casa à beira mar da belíssima praia de São Bento.

Quando jovem, Dona Marlene lavava roupas para ajudar no sustento financeiro da família em São Bento e a sua mãe Anedite Barros de Lima era uma pessoa muito conhecida no povoado e constantemente recebia visitas em casa. Muito cordial, Dona Anedite gostava de agradar os visitantes com um cafezinho e um bolinho de goma e foi a partir dessa época que a jovem Marlene de Lima dos Santos aprendeu a fazer o famoso sequilho, nunca mais parou e virou a Rainha do Sequilho.

Dona Marlene faz bolinho de goma com muito amor. Foto: Isac Silva


Dona Marlene aprendeu a fazer o bolinho de goma e teve a visão empreendedora. “Eu aprendi com minha mãe, mas ela não fazia para venda, mas para o cafezinho da tarde e para degustação. Investir o equivalente a R$ 10,00 à época e fazia em casa, só que a casa era pequena e no fogão à lenha e até hoje fazemos com muito amor”, contou.

A empreendedora de São Bento disse que nunca precisou fazer um empréstimo para que o negócio prosperasse. “Hoje nós temos oito funcionários trabalhando com a gente. O segredo é a força de vontade e outra que a gente trabalha com amor. Não tem coisa melhor de que quando a gente trabalha com amor. Ter amor nas coisas que a gente faz, tudo prospera”, ressaltou.

O que era lanche virou um negócio promissor em Maragogi. Foto: Isac Silva


A Rainha do Sequilho disse que quando começou a fabricar e vender bolinho de goma nunca mais voltou a lavar roupa de ganho. “Quando comecei com o bolinho de goma, minha vida financeira foi só no bolinho de goma. Com certeza consigo viver só de bolinho de goma. É o meu orgulho. Me sinto muito feliz e realizada e isso não tem explicação. Esse trabalho representa tudo na minha vida. O meu viver todo”, afirmou.

Sequilho é uma das marcas de Maragogi. Foto: Isac Silva


O trabalho dignifica

Dona Marlene ama trabalhar com bolinho de goma. Ela comentou que esse trabalho a dignifica e não mede esforços para trabalhar todo santo dia. “A minha rotina é de trabalhando todos os dias. Não tenho horário para começar e nem para terminar. Tem dia que começo cedo e acabo tarde, mas há também dias que começo tarde e encerro cedo. É um prazer”, salientou.

Fama

Marlene de Lima dos Santos é conhecidíssima na cidade do Litoral Norte de Alagoas e ganhou o apelido de Rainha do Sequilho. Os clientes chegam de todos os lugares comprando no atacado e no varejo. Sua fama é muito grande em Maragogi e ela é como se fosse um patrimônio vivo da famosa cidade turística alagoana.

Um exemplo de vida

Dona Marlene é uma pessoa exemplar e muito querida em São Bento e tem muito orgulho de ter passado o aprendizado para muita gente. “Não tenho ideia para quantas pessoas já passei esse aprendizado e sinto muito orgulho disso. Espero que façam o mesmo que eu fiz: trabalhando, aprendendo, coragem e luta. Se a gente luta, a gente vence. Que as pessoas não baixem a cabeça, levantem a cabeça e tenham fé, coragem, siga em frente com amor, que com isso a gente vence”, finalizou. Ela disse que o segredo é misturar amor com os ingredientes: leite de coco, açúcar, margarina, ovo, sal e a goma da tapioca ou amido de milho.

Atualmente o negócio de Dona Marlene gera renda para mais oito pessoas. Foto: Isac Silva

Com Isac Silva*