Comunidade

Maragogi: moradores de São Bento convivem com envenenamento de gatos

Animais são mortos com uso de veneno raticida

Por Maurício Silva 20/08/2021 14h02 - Atualizado em 20/08/2021 16h04
Maragogi: moradores de São Bento convivem com envenenamento de gatos
Dona Vera perdeu recentemente quatro gatos - Foto: Isac Silva/7Segundos

A companhia de um gato em casa é comum nos lares de Maragogi, mas essa espécie está sumindo das casas em São Bento por conta que estão matando os animais. O chumbinho: veneno raticida usado para matar ratos está sendo colocado para exterminar gatos. O extermínio dos felinos no histórico povoado tem revoltado os moradores, que vão denunciar a matança à Polícia Civil.

Gatos estão sendo exterminados em São Bento. Foto: Isac Silva


A matança de animais por envenenamento tem sido uma constante na cidade do Litoral Norte de Alagoas, no mês passado o 7Segundos relatou o drama vivido por moradores que criam cachorros na rua Padre José Wenetes, a famosa “Rua do Cinema”, no Patum. Mas os casos estão sendo registrados desde janeiro desse ano no conjunto Adélia Lira “Grota”.

Gatos precisam tomar cuidado em São Bento. Foto: Isac Silva


Em São Bento, Veridiana Porfírio de Souza, de 48 anos, de idade, mais conhecida como “Dona Vera”, ela é apaixonada por gatos e atualmente cria 18 felinos, mas já chegou a ter 40 em casa. Mas nos últimos tempos ela perdeu quatro animais, que foram friamente envenenados com chumbinho. Ela guardou as provas e vai levar o caso à Polícia Civil.

Estão colocando chumbinho para matar os gatos. Foto: Isac Silva


Dona Vera tem sofrido muito com o envenenamento dos seus animais. “Estão envenenando os gatos e o motivo não sei. Tem muita gente que se incomoda, mas ninguém ajuda. Eu tenho 18 gatos que peguei na rua, que estavam abandonados. Infelizmente o pessoal quer mais abandonar de que adotar. E ainda tem gente colocando chumbinho para matar”, contou.

Dona Vera ama criar gatos em São Bento. Foto: Isac Silva


Outra pessoa que perdeu uma gata recentemente foi a empresária Maria Cristina da Silva, de 55 anos. “A gata estava muito triste, sem querer comer e a barriguinha estava seca, aí percebi que ela tinha sido envenenada. Faz bastante tempo que isso acontece aqui em São Bento. Tinha dois filhotes a gata que morreu. Agora estou prendendo os gatos para não acontecer mais isso”, relatou.

Dona Maria teme perder mais gatos por conta de envenenamento. Foto: Isac Silva

Com apuração de Isac Silva*