Covid -19

Porto Calvo começa vacinar pessoas de 16 anos contra covid-19

Novo grupo começou a ser vacinado nesta segunda-feira

Por Maurício Silva 13/09/2021 14h02 - Atualizado em 13/09/2021 15h03
Porto Calvo começa vacinar pessoas de 16 anos contra covid-19
A adolescente Charliny dos Santos Lima não perdeu tempo e foi logo se vacinar - Foto: Isac Silva/7Segundos

O adolescente portocalvense que tiver a partir de 16 anos de idade já pode se vacinar contra a covid-19. A Prefeitura de Porto Calvo, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou nesta segunda-feira (13) a vacinação para esse novo grupo prioritário.

O governo municipal começou desde a última quinta-feira (9) a vacinar contra o novo coronavírus os adolescentes (entre 12 e 17 anos) que são portadores de necessidades especiais (deficiência física). As gestantes e puérperas menores de idade também estão inclusas na vacinação.

A adolescente Charliny dos Santos Lima, de 16 anos, não perdeu tempo e foi logo se vacinar. “Muito feliz e realizada por esse momento e por finalmente ter a vacina para a nossa idade. Eu estava muito ansiosa e esperando por esse momento”, contou a menor de idade que foi acompanhada da mãe.

A adolescente Charliny ficou feliz com a primeira dose. Foto: Isac Silva

A Sidcleide dos Santos, de 38 anos, fez questão de acompanhar a filha Charliny dos Santos Lima, para o momento especial de vacinação. “Eu me sinto muito feliz em saber que agora, já que, eu e meu esposo estamos protegidos, e agora em saber que a minha filha está protegida. Eu fico muito honrada em saber disso e que todos os jovens venham cumprir esse papel de se vacinar e se proteger”, ressaltou.

A jovem Darline Vitor Rodrigues, de 18 anos, foi tomar a primeira dose nesta segunda-feira na Unidade Básica de Saúde (UBS) Maria da Penha. “Eu estava agoniada para tomar, mas agora estou me sentindo 100%”, frisou ela. A diretora do posto, Ana Lúcia Carvalho, disse que a procura dos adolescentes pela vacinação está em grande quantidade.

A jovem Darline Vitor tomou a primeira dose na UBS Maria da Penha. Foto: Isac Silva




A coordenadora do Programa Nacional de Imunização (PNI) em Porto Calvo, Jussara Farias, disse que a vacinação no município está sendo muito tranquila e exitosa e ela também que espera que os adolescentes já inclusos na faixa etária de vacinação comparecem rápido aos postos para a imunização.

Para se vacinar contra a covid-19 em Porto Calvo é preciso comparecer com documento oficial com foto, CPF, cartão do SUS, cartão de vacina e não ter síndrome gripal no momento e no caso da pessoa menor de idade ir acompanhada dos pais ou responsável. Para quem é portador de necessidades especiais é preciso a prescrição médica.

A vacina que está sendo aplicada para adolescentes é da Pfizer. Foto: Isac Silva

Com apuração de Isac Silva*