Turismo

Exposições marcam Dia do Turismo em Porto de Pedras

Mostras serão abertas nesta quarta, a partir das 9h, à visitação na Biblioteca Municipal

Por 7Segundos, com Assessoria 21/09/2021 14h02
Exposições marcam Dia do Turismo em Porto de Pedras
Exposições marcam dia do turismo em Porto de Pedras - Foto: Assessoria

Comemorado mundialmente dia 27 de setembro, o Dia do Turismo será lembrado em Porto de Pedras, no Litoral Norte de Alagoas, com uma grande exposição em parceria com o Meio Ambiente. A primeira Expo Porto tem como tema “Beleza, Turismo Sustentável e Educação Ambiental: Um Olhar para o Futuro”. Dividida em três módulos, a mostra terá a participação do Batalhão Ambiental da Polícia Militar de Alagoas, com apresentação dos animais empalhados, a biodiversidade marinha através do Instituto Biota de Conservação, um mergulho na Área de Proteção Ambiental (APA) Costa dos Corais pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e os principais pontos turísticos da cidade, com o tema “Porto de Pedras: Meu melhor lugar no Mundo pelo olhar da equipe do Maceió 40º.

O Dia Mundial do Turismo é comemorado em 27 de setembro, em referência a uma das mais importantes atividades econômicas da atualidade, pertencente ao setor terciário da economia. Essa data foi oficialmente estabelecida pela Organização Mundial do Turismo (OMT) no ano de 1980, logo após a implementação do seu estatuto. É importante, no entanto, não confundir essa data comemorativa com o Dia Nacional do Turismo, celebrado em 02 de março.

A base do turismo em Porto de Pedras é a sustentabilidade. Um casamento perfeito com o meio ambiente traduzido pelo cuidado com a preservação. É a atividade do setor terciário que mais cresce economicamente, movimentando cada vez mais recursos financeiros e garantindo a estabilidade financeira do município. Na cidade, as iniciativas culturais, gastronômicas e educacionais seguem um padrão voltado para a importância do turismo. Nas escolas, desde cedo, as crianças têm noção do movimento de cada ator dentro dessa cadeia e são responsáveis por projetos como o “caminhando pela sombra”, que está plantando 4 mil mudas de plantas nativas para transformar a cidade no pulmão da Rota Ecológica.

A cidade foi a segunda a receber o selo internacional Safe Travels e a estabelecer protocolos sanitários durante a pandemia do Covid-19.

Na praia do Patacho, mundialmente conhecida, está sendo executado o projeto piloto do programa Bandeira Azul, um prêmio ecológico, voluntário, concedido a praias e que leva em conta critérios como gestão e educação ambiental, qualidade da água, segurança e serviços, turismo sustentável e responsabilidade social. Apenas 18 praias são certificadas em todo o Brasil, sendo apenas 3 no Nordeste.

Com o avanço do processo de globalização, o turismo é uma atividade crescente em todo o mundo. Segundo dados da OMT, o fluxo turístico internacional crescerá, em média, 3,3% a cada ano até 2030, quando deverá superar a marcar de 1,3 bilhão de chegadas anuais.

O número de pousadas de charme e de investidores tem crescido. Porto de Pedras é um destino procurado internacionalmente não apenas por ter lindas praias e sua beleza preservada, mas também uma cidade bem cuidada e receptiva. Turistas e nativos têm convivência harmoniosa.

O turismo é uma das mais importantes atividades sociais, culturais e econômicas da atualidade. Além de garantir o desenvolvimento de muitas áreas e movimentar a economia ele promove a transformação do espaço geográfico, a valorização dos elementos históricos, a interação entre as comunidades receptoras e os grupos turísticos visitantes e a geração de emprego e renda de forma imediata.

Em pouco mais de quatro anos essa transformação faz parte de Porto de Pedras. A instalação do Conselho Municipal do Meio Ambiente, a concretização do plano de ordenamento e plano diretor, organização de rotas para bugres e passeio às piscinas, as capacitações e apoio aos artesãos e pequenos empresários através da parceria com o Sebrae, a sinalização turística, inventário da cadeia turística foram algumas das atividades executadas pela secretaria de Turismo. A recuperação dos espaços públicos e construção de novos equipamentos feitas pelo prefeito Henrique Vilela valorizam o destino.