Meio ambiente

Porto de Pedras registra baixo índice de lixo nas praias

Mutirão foi realizado no último sábado

Por 7Segundos, com Assessoria 20/09/2021 14h02
Porto de Pedras registra baixo índice de lixo nas praias
Porto de Pedras registra baixo índice de lixo nas praias - Foto: Assessoria

Resultado de um trabalho intenso de educação ambiental, fiscalização e recolhimento adequado, as praias de Porto de Pedras apresentaram baixo volume de lixo coletado no “Clean up day”, o dia mundial de limpeza coordenado por várias instituições de preservação. Um grande mutirão no último sábado (18) reuniu agentes públicos, comunidade, turistas, estudantes, associação dos catadores, e ongs como Peixe Boi e Filhos do Patacho e apoio do IMA e Instituto Biota.

O envolvimento da população foi fundamental para mapear os pontos de atuação e percorrer as praias do Centro, Patacho, Lages e Tatuamunha. Porto de Pedras está na fase piloto do projeto Bandeira Azul que certifica praias e equipamentos turísticos sustentáveis, e concorre ao selo com a praia do Patacho, já considerada uma das mais bonitas do mundo.

No último mutirão realizado, quase uma tonelada de lixo foi recolhida e agora, pouco mais de 300 quilos, de material deixado nas areias como garrafas de vidro e pet, latas e sacolas plásticas, principalmente. O prefeito Henrique Vilela destacou a importância do turismo sustentável na região e a limpeza pública é um dos itens fundamentais.

O Dia Mundial da Limpeza é um movimento cívico que une 180 países e milhões de pessoas ao redor do mundo para limpar o planeta. Em um único dia, 18 de setembro de 2021, o dia aconteceu pela 4ª vez. Desde 2018, 50 milhões de pessoas saem para limpar suas cidades, rios e comunidades.