Baiano ganha vida fazendo arte em Matriz de Camaragibe
Empreendedor é muito apaixonado pela cidade alagoana

Ele veio da terra de todos os santos, a Bahia, para ganhar a vida fazendo arte na cidade do Senhor Bom Jesus: Matriz de Camaragibe. Essa é a história do empreendedor Renã dos Santos Jesus, de 33 anos de idade, o popular “Baiano Tattoo”. O artista é um verdadeiro apaixonado pela cidade do Norte de Alagoas.
Baiano saiu de Salvador para o município alagoano no dia 20 de abril de 2013 e desde então se apaixonou por Matriz de Camaragibe e criou raízes em território alagoano. Renã Jesus faz arte com pirografia (quadros decorados com queimaduras), tatuagens, piercing e artesanatos. A cidade é sua principal inspiração artesanal.

O empreendedor contou como foi trocar Salvador por Matriz de Camaragibe. “Eu nasci na cidade de pedra e aos 25 anos tomei a decisão da minha vida em largar todo o conforto da cidade grande e viver numa cidade pra mim desconhecida, onde passou a ser a minha principal. Me apaixonei pelas cachoeiras que cerca a cidade e as riquezas naturais desse lugar. Um povo acolhedor, meigo e carinhoso, onde a humildade sempre se sobressai em cada pessoa”, enfatizou.
Mas não foi apenas pelo município que ele se apaixonou. Baiano acabou casando com Renata Lima, com quem têm dois filhos: Ryã Peitro e Radassa Mariah. “Ela [esposa] é a parte pensante e organizadora das minhas ideias. Ela toma conta do nosso novo estabelecimento, o Cantinho do Artesanato (localizado no mirante). Um cantinho que decidir abrir juntando tudo que eu sei e faço de artesanato”, disse. A companheira é de São Luís do Quitunde e também colabora colocando piercing no “Baiano Tatto Studio”, que fica perto da prefeitura no Centro da cidade.

Renã Jesus começou cedo o gosto pela arte. “Eu desenho desde os 11 anos; faço pirografia, que é arte com fogo desde os 19 anos; tenho 14 anos na arte do artesanato; e com a tatuagem tenho cinco anos, iniciei aqui em Matriz de Camaragibe na área de tatuagem”, informou.
Pirografia
O empresário disse que seu início em Matriz de Camaragibe foi marcado pela pirografia. “Graças a Deus eu sempre tive uma visão de comércio diferenciada para abrir justamente algo que sabia que não iria ser copiado por ninguém. Iniciei com pirografia numa loja só de quadros e fotos e por um ano e meio recebi muitas encomendas. Acabei tendo reconhecimento de muitas pessoas importantes da cidade, onde começaram a confiar no meu trabalho e o número de indicações aumentou”, contou.

Tatuagens
Baiano afirmou que sua fama como tatuador se expandiu por toda a Região Norte de Alagoas. “A tatuagem ela é 100% diferencial de qualquer artesanato. A tatuagem é arte corporal. É a questão de você ganhar confiança do cliente. A confiança das pessoas foi fundamental. Fazer tatuagem me deu confiança e credibilidade”, ressaltou.

Apaixonado por Matriz de Camaragibe
O soteropolitano é um apaixonado por Matriz de Camaragibe desde que desembarcou em Alagoas. “Fui recebido da melhor forma pelos matrizenses, que acabei me sentido em casa. Acabei ficando na cidade e não voltei pra minha terra natal”, relatou.
“Sem dúvidas hoje eu carrego a bandeira de Matriz no peito. Eu costumo dizer que foi uma das melhores decisões da minha vida. Aqui fica minha família: tenho meus filhos, crio eles com todo amor e carinho que esses ventos bons nos trazem. Matriz é minha base de tudo hoje”, revelou Baiano.
Inspiração
A cidade alagoana é a principal inspiração para o baiano fazer seus artesanatos. “Por ser natural de Salvador eu sempre produzi coisas de Salvador e sempre vendo bem lá, mas logo aqui conheci a história de Matriz e sem dúvidas me apaixonei pela história, as riquezas e grandezas da cidade. Me senti movido a representar a cidade com tudo que faço no artesanato e assim criei chaveiros; plaquinhas; porta-chaves com imagens da igreja, do Mercado Público, e da usina da cidade”, finalizou.

Veja também
Últimas notícias

Programa Alagoas Feita á Mão convoca artesãos de Penedo para reunião na sexta, 09

Prefeitura de Palmeira celebrará Dia das Mães com festa e show de Batista Lima

Bordado penedense é destaque na Oficina Entre Fios, realizada em Portugal

Dia das Mães deve injetar R$ 55,8 milhões na economia da capital, diz Fecomercio

SSP afasta das ruas policiais envolvidos na morte do adolescente Gabriel Lincoln, em Palmeira

Cria realiza mais de 400 atendimentos no Mutirão Pop Rua da Justiça Federal
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
