Manifestante antivacina expõe cartaz com suástica na Câmara de Porto Alegre
Parlamentares que presenciaram a cena se manifestaram sobre o caso
Um grupo de manifestantes antivacina e contra o passaporte vacinal entrou hoje na Câmara de Vereadores de Porto Alegre, provocando uma briga generalizada. Um dos manifestantes portava cartaz com a imagem de uma suástica, usada pelo regime nazista como um símbolo de "identidade ariana". Apologia ao nazismo é crime no Brasil.
Durante debate sobre o veto do prefeito Sebastião Melo (MDB) à obrigatoriedade de apresentação do comprovante de imunização contra Covid-19, pessoas contrárias e a favor do passaporte vacinal trocaram tapas, socos e mordidas na sessão.
"A pessoa segurando o cartaz com a suástica precisa ser identificada e presa. Antivaxxers fazendo apologia ao nazismo na Câmara Municipal de Porto Alegre", afirmou o vereador Leonel Radde (PT). Segundo o parlamentar, alguns dos manifestantes, num ato em abril, homenagearam a Ku Klux Klan, organização de supremacia branca fundada nos Estados Unidos.
Nazifascistas tentaram invadir a Câmara Municipal de Porto Alegre. Os mesmos que meses atrás homenagearam a Ku Klux Klan! Não passarão! pic.twitter.com/0SxOWOhP06
— Leonel Radde (@LeonelRadde) October 20, 2021
Após o presidente em exercício, vereador Idenir Cecchim (MDB), solicitar a retirada do manifestante que portava o cartaz com o símbolo nazista, os vereadores de oposição pediram que os demais manifestantes contrários ao passaporte de vacinação fossem retirados. Nesse momento, a confusão de alastrou.
"Sei que são pessoas 99% do bem, mas peço que saiam para que possamos continuar a sessão e decidir coisas no voto", afirmou a vereadora Fernanda Barth (PRTB), que é contrária ao passaporte de vacinação. Impedidos de entrar, o grupo protestou do lado de fora da Casa.
"Lamentável o que está acontecendo na Câmara de Vereadores de Porto Alegre, com uma briga generalizada entre vereadores agredindo e sendo agredidos fisicamente. A discussão ocorre devido à votação do passaporte vacinal. Falhou a segurança da Câmara em permitir que chegasse nesse ponto", disse o vereador Ramiro Rosário (PSDB).
"Inaceitável o que ocorre na Câmara. Pessoas ostentando a suástica invadiram o plenário e agrediram vereadores durante a sessão. Fascistas, inflados pela política nefasta de Bolsonaro e seus apoiadores, que tentam impor suas ações negacionistas na base da violência e da ameaça", afirmou a vereadora Karen Santos (PSOL).
"Muito triste o que aconteceu na Câmara Municipal hoje. Divergências sobre o Passaporte Sanitário geraram violência. O plenário é espaço que tem que ser respeitado, assim como o voto de cada vereador", disse a vereadora Mônica Leal (PP).
É absurdo. Um grupo antivacina e contra o passaporte vacinal vestindo verde-amarelo e com cartazes nazistas entram na Câmara de Vereadores de Porto Alegre e agridem pessoas. Meu repúdio completo ao agressores. Que sejam identificados e respondam por seus atos. pic.twitter.com/192S3XzOfu
— Maria do Rosário (@mariadorosario) October 20, 2021
Gaúchos chegando em frente ao PALÁCIO PIRATINI para acompanhar com telão a transmissão da audiência pública na Assembleia LEGISLATIVA as 10 horas e terá também votação na câmara de vereadores para derrubar o passaporte sanitário da prefeitura de Porto Alegre as 14 horas pic.twitter.com/Jw0uBcRHgg
— 🇧🇷Ligia🇧🇷DIA20/10AssembLegislRS10h. (@ligiagambol) October 20, 2021
Últimas notícias
Secretaria do Trabalho divulga 3.643 vagas de emprego esta semana no Sine Alagoas
Em várias capitais, manifestantes vão às ruas contra PL da Dosimetria
Arapiraquense tem órgãos doados após morte por AVC e salva cinco vidas
Imagens mostram chegada de Policial Militar que matou enfermeiro em motel de Arapiraca
Zambelli renuncia mandato e Hugo Motta convoca suplente
Furto de cabos elétricos afeta abastecimento de água em Palmeira dos Índios e Quebrangulo
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
