Saúde

Porto Calvo inicia vacinação contra raiva para cães e gatos

Imunização vai até o dia 12 de novembro

Por Maurício Silva 01/11/2021 07h07
Porto Calvo inicia vacinação contra raiva para cães e gatos
Campanha foi iniciada com sucesso em Porto Calvo - Foto: Assessoria / Welysson Torquato

A Prefeitura de Porto Calvo, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou a vacinação contra a raiva para cães e gatos. A imunização para os animais começou no último sábado (30) e segue até o dia 12 de novembro de 2021. Ao longo da campanha, a gestão municipal vai ter equipes volantes pelas ruas da cidade.

A largada inicial da vacinação antirrábica foi considerada um verdadeiro sucesso na cidade do Norte de Alagoas. A população compareceu com os animais nos pontos de vacinação. O ponto da praça Padre Cícero, no Centro da cidade, foi um dos mais movimentado.

A Campanha de Vacinação Antirrábica está sendo comandada pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Coordenadoria de Endemias e da Vigilância Sanitária. Podem ser vacinados cachorros e gatos saudáveis acima de três meses de idade.

A doença

A raiva é uma doença infecciosa aguda transmitida através da mordida, arranhadura ou lambidas de animais contaminados. Trata-se de uma zoonose – doença que pode ser transmitida do animal para o ser humano. O vírus se concentra em maior quantidade na saliva, sangue e secreções dos animais acometidos pela doença.