Saúde

Secretários pedem que governo exija passaporte da vacina para entrar no Brasil

Representantes municipais se mostram preocupados com a proximidade das festas de fim de ano e do carnaval

Por CNN Brasil 25/11/2021 21h09
Secretários pedem que governo exija passaporte da vacina para entrar no Brasil
Ofício enviado ao Ministério da Saúde cobra que sejam realizadas medidas rígidas no controle de circulação em portos, aeroportos e nas fronteiras com outros países - Foto: Eternity in an Instant/Getty Images

O Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Rio (Cosems-RJ) solicitou, nesta quinta-feira (25), que o governo federal exija o passaporte da vacina para que pessoas entrem e permaneçam no Brasil.

O ofício enviado ao Ministério da Saúde cobra que sejam realizadas medidas rígidas no controle de circulação em portos, aeroportos e nas fronteiras com outros países.

Os secretários municipais se mostram preocupados com a proximidade das festas de fim de ano e do carnaval, que ocasiona a movimentação de milhares de turistas nacionais e internacionais. Outra preocupação está relacionada ao início da quarta onda da Covid-19 na Europa.

“É de extrema importância que a política de fronteira seja revista, já que a velocidade da disseminação do SARS-CoV-2 depende de decisões rápidas e da capacidade de escolha governamental sobre as medidas mais adequadas”, diz um trecho do documento.

O ofício assinado pelo presidente do Conselho e secretário de saúde de Niterói, Rodrigo Oliveira, ressalta que a cobertura vacinal contra a Covid-19 no Brasil ainda não ultrapassou a marca de 70% da população com esquema completo.

O Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) se manifestaram a favor da exigência do passaporte vacinal para entrada de viajantes. Em nota, divulgada nesta quinta-feira (25), os Conselhos cobram medidas adicionais para proteger a população.

Os pedidos foram enviados ao Ministério da Saúde no mesmo dia em que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou orientações sobre a entrada de viajantes no território brasileiro. Entre as recomendações estão, por exemplo, a testagem para vacinados e não vacinados, a auto quarentena para não imunizados até o resultado do teste para Covid e a Declaração de Saúde do Viajante (DSV).

O que diz o Ministério da Saúde

Em nota, o Ministério da Saúde afirmou que “os critérios para a entrada de estrangeiros ou brasileiros vindos do exterior ao país são elaborados de forma integrada e interministerial, visando sempre a segurança e o bem-estar da população brasileira”.

“As orientações que dispõe sobre medidas excepcionais e temporárias para entrada no País estão descritas na portaria Nº 658/2021, elaborada de forma conjunta entre a Casa Civil da Presidência da República e os ministério da Justiça e Segurança Pública, Saúde e Infraestrutura”, diz nota.