Educação

Alunos voltam ao estudo presencial no Ifal Maragogi

Retorno ocorreu nesta quarta-feira

Por Maurício Silva 01/12/2021 14h02 - Atualizado em 01/12/2021 14h02
Alunos voltam ao estudo presencial no Ifal Maragogi
Alunos estiveram no auditório do campus Maragogi - Foto: Isac Silva/7Segundos

Depois de um longo período afastados da sala de aula por conta da pandemia do novo coronavírus, finalmente os alunos do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), campus Maragogi, voltaram ao estudo presencial. O retorno ocorreu na manhã desta quarta-feira (1º) no prédio da instituição, que fica às margens da rodovia AL 101 Norte, no povoado Peroba.

Após um ano e nove meses de salas de aula fechadas, retornaram ao campus da cidade do Litoral Norte do Estado os estudantes dos primeiros, segundos e terceiros anos dos cursos técnicos de Agroecologia e de Hospedagem. O quarto ano continua remoto até a conclusão do ano letivo, em março de 2022.

Mas não apenas os alunos voltaram para as salas de aulas, os professores também retornaram as atividades presenciais. Ricardo Araújo leciona Artes e comentou o retorno. “É no certo sentido um reencontro com aquilo que a gente deixou forçosamente. Mas é gratificante poder saber que a gente vai continuar, que a gente vai se reencontrar, que a gente volta com a mesma vontade que sempre teve de fazer o melhor que a gente pode pelos nossos alunos e pelo estudo da região”, salientou.

O uso de máscara é obrigatório no Ifal Maragogi. Foto: Isac Silva


Ricardo Araújo disse que estava com muita saudade. “Inclusive algumas turmas que eu só conheci virtualmente agora que eu vou voltar a conhecer pessoalmente e eu tenho muita saudade porque eu sou professor de arte, eu trabalho com produção de teatro aqui, produção de música, de dança com os meninos, imagine que é muito difícil lidar com isso”, contou.

O aluno Emerson Carlos Pequeno Júnior, de 17 anos de idade, contou como foi a volta. “Depois de tanto tempo é emocionante e ao mesmo tempo acaba sendo um pouco assustador porque a gente estava desacostumado com essa rotina de acordar de manhã para ir ao colégio. A gente estava estudando quatro, três matérias durante três, dois meses e agora vamos voltar estudando nove matérias, cinco por dia. Mas é totalmente diferente de estudar uma vez na semana uma matéria só ou duas”, comparou.

Emerson Carlos estava com saudade da sala de aula. Foto: Isac Silva


Emerson Carlos Pequeno Júnior disse que esse dia foi muito especial. “A gente está muito emocionado, muito feliz por voltar, que somos os primeiros anos, mas também tem muita gente que está preocupado e outros que não estão felizes porque acabam desorganizando os planos que elas estavam tendo”, disse. A saudade era grande. “Eu me acostumei. Mas estava com saudade porque assim quando a gente tem aula presencial a gente consegue encaixar aquilo naquela rotina. A gente dentro de casa tem muita coisa pra se distrair”, ressaltou.

A diretora de Ensino do campus, Edinéia Alves Homem, explicou que os dias de atividades presenciais serão por municípios para facilitar a logística do transporte público. Isso quer dizer que estudantes dos primeiros, segundos e terceiros anos que residem numa mesma cidade terão que vir no mesmo dia para participar das programações acadêmicas, no Ifal Maragogi.

Protocolo sanitário

O campus Maragogi está seguindo protocolos de biossegurança estabelecidos por autoridades sanitárias e Instituto Federal de Alagoas para a volta segura da comunidade interna. Uso obrigatório de máscara e disponibilização de álcool em gel ao público fazem parte dessas medidas, além do trabalho educativo. Caso alguém apresente sintomas de Covid, a equipe de saúde do campus está preparada para identificar casos suspeitos e tomar as providências adequadas.

A diretora de Ensino informou ainda que não haverá prejuízo educacional ao aluno que permanecer estudando em casa por decisão dos pais ou responsáveis devido à presença de algum morador da residência que compõe o grupo de risco à Covid.

Alunos retornaram neste dia 1º de dezembro. Foto: Isac Silva / 7Segundos

Com Isac Silva*