Espaço 4.0 é inaugurado no Ifal Maragogi
Solenidade ocorreu na manhã desta segunda-feira
Com investimento de R$ 2 milhões, foi inaugurado na manhã desta segunda-feira (20) o Espaço 4.0 no Instituto Federal de Alagoas (Ifal), campus Maragogi. O container instalado na cidade do Litoral Norte do Estado abrigará cursos gratuitos e de rápida duração para jovens da região.
A solenidade no auditório da instituição de ensino contou com a participação do senador Rodrigo Cunha, que garantiu o investimento para o Ifal Maragogi. A diretora do campus, Sandra Patriota, ressaltou a importância do equipamento para os nove municípios da Região Norte que são atendidos. O corpo diretivo da instituição federal alagoana esteve presente.

Em discurso, o senador ressaltou a importância do momento. “Pessoal, hoje é um dia muito importante para a história do Ifal Maragogi, para a história do Ifal de Alagoas. É um momento importante porque a gente sabe que momentos como esse, que a gente contribui na evolução do próximo. O nosso grande objetivo, onde nós estamos trabalhando hoje é melhorar a vida do próximo”, disse.
O Espaço é uma espécie de laboratório em formato de container equipado com impressoras 3D, tablets, computadores, kits de Internet das Coisas e de Robótica Educacional e drones, entre outros equipamentos.

A unidade possibilita a oferta de cursos como Desenho 2D e Impressão 3D, Internet das Coisas, Robótica Educacional, Desenvolvimento de Aplicativos Android, Montagem e Manutenção de Computadores e Introdução à Programação Web, com carga horária de 20h e 40h.
A meta do Espaço 4.0 é capacitar jovens de 15 a 29 anos em situação de vulnerabilidade socioeconômica para atuar na produção de protótipos e soluções de alta tecnologia para a indústria e a comunidade. O cronograma de atividades do Espaço 4.0 no Ifal alagoano prevê a inauguração de laboratórios também nos campi Santana do Ipanema, Viçosa, Arapiraca e São Miguel dos Campos, até março de 2022. O espaço foi inaugurado em Palmeira dos Índios no mês de novembro.

O objetivo dos laboratórios é proporcionar aos jovens o acesso aos recursos tecnológicos necessários para aumentar as perspectivas de ingresso no mercado de trabalho.

Últimas notícias
Mais de 5 mil pessoas fazem festa para receber Renan Filho em Olho d’Água das Flores
Homem é baleado durante tentativa de homicídio em Colônia Leopoldina
Suspeito de homicídio é preso com arma usada no crime em Colônia Leopoldina
Rodrigo Teaser relata veto a música de Michael Jackson durante gravação no SBT
Rafael Brito conquista avanço histórico: Senado aprova projeto que fortalece a formação de futuros professores
Trump diz que carne importada dos EUA virá sobretudo de Brasil e Argentina
Vídeos e noticias mais lidas
Cliente denuncia demora na entrega de carro após pagar quase R$ 110 mil
Jovem de 24 anos é baleado na mão e suspeitos fogem em São Sebastião
Ajustes no texto adiam votação da MP que acaba com a chamada taxa das blusinhas
ASA vence Goiatuba nos pênaltis e garante acesso á Série C
