Covid -19

Hospitais e laboratórios já priorizam teste de Covid para doente grave

SP enfrenta escassez de exames; prazos para entrega dos resultados também têm variado entre as unidades de saúde

Por UOL 13/01/2022 15h03
Hospitais e laboratórios já priorizam teste de Covid para doente grave
Teste covid-19 - Foto: Reprodução/Web

Com poucos testes de Covid disponíveis devido à alta demanda, hospitais e laboratórios de São Paulo estão priorizando a realização dos exames em pacientes com sintomas mais graves.

Médicos do Hospital São Luiz, da Rede D’Or, que pediram para não ser identificados disseram que a unidade orientou os profissionais a realizar testes apenas em pacientes internados, para que pudessem separar os doentes entre alas. Aqueles com sintomas leves e assintomáticos não seriam testados, mas orientados para que se isolassem por uma semana.

Em nota, a Rede D’Or afirma que continua realizando testagem em todas as suas unidades, priorizando "pacientes com indicação clínica para  definição de tratamento e isolamento, pacientes internados e em profissionais de saúde, limitando a realização dos exames eletivos ou em pacientes com bom estado geral".

Declara ainda que os resultados dos testes estão sendo entregues dentro do prazo, mas não informaram qual nem se o prazo foi estendido ou alterado de acordo com o aumento da demanda.

"Tão logo haja um reequilíbrio entre a demanda e os insumos disponíveis, retomaremos a testagem de pacientes que não estejam nos critérios de prioridade citados acima", diz, em nota.

Os prazos para entrega dos resultados também têm variado entre algumas unidades de saúde.

O Hospital Sírio Libanês disse que os resultados dos testes normalmente ficam prontos dentro de 24 horas, mas, com o aumento da demanda, pode haver atrasos na entrega dos laudos. O tempo pode ficar entre 48h e 72h.

Já o Hospital Israelita Albert Einstein informou por meio de nota que prioriza a testagem de pacientes com sintomas mais expressivos, como  febre persistente sem alívio com antitérmicos, falta de ar, fraqueza intensa ou sonolência excessiva.

O tempo de espera para os resultados pode variar de acordo com o tipo de teste e unidade em que será realizado —atualmente, a estimativa é de 12h para antígeno, e de 48h para RT-PCR.

O risco do desabastecimento dos testes de Covid levou a Abramed (Associação Brasileira de Medicina Diagnóstica) a recomendar que os laboratórios priorizem testes em pacientes de acordo com a escala de gravidade.

Ou seja, aqueles que possuem gravidade nos sintomas, pacientes hospitalizados, cirúrgicos, pessoas do grupo de risco, trabalhadores assistenciais da área da saúde e colaboradores de serviços essenciais.