Covid -19

Prefeito de Colônia Leopoldina exige vacinação de servidores e proíbe eventos

Medidas foram publicadas na edição desta sexta-feira do Diário Oficial

Por Maurício Silva 21/01/2022 14h02 - Atualizado em 21/01/2022 14h02
Prefeito de Colônia Leopoldina exige vacinação de servidores e proíbe eventos
Manuilson Andrade, prefeito de Colônia Leopoldina - Foto: Reprodução / Instagram

Com a crescente alta dos casos do novo coronavírus em todo o Brasil, o prefeito de Colônia Leopoldina, Manuilson Andrade Santos (MDB), decidiu endurecer medidas para conter a nova onda da covid-19 no município. A gestão municipal passou a exigir que os servidores sejam todos vacinados e também proibiu eventos públicos e privados na cidade. As medidas foram publicadas na edição desta sexta-feira (21) do Diário Oficial dos Municípios (DOM).

O prefeito Manuilson Andrade autorizou a publicação do decreto nº 002/2022, que dispõe sobre novas medidas para o enfrentamento da pandemia do novo coronavírus. O gestor decidiu pela suspensão ou limitação de atendimento presencial ao público nos órgãos da administração municipal.

O decreto opta pela preferência pela realização de reuniões nas modalidades de áudio e videoconferência. Outras medidas importantes adotados pela gestão municipal foram: jornada de trabalho em horário especial, com possibilidade de alternância de turnos e regime de revezamento para os servidores; instituição de teletrabalho para servidores que ocupem cargos cujas atividades sejam compatíveis com a medida, desde que prévia e expressamente autorizado pelo(a) respectivo secretário(a) municipal ao qual o agente público estiver vinculado.

O gestor determinou que a partir do primeiro dia útil após a publicação do decreto, os servidores municipais deverão apresentar à chefia imediata a comprovação documental da vacinação contra a covid-19, com o esquema vacinal completo.

A prefeitura informou que o funcionário que descumprir a jornada regular de trabalho ou que de qualquer forma se ausentar do serviço sem prévia e expressa autorização de seu superior hierárquico terá deduzido de sua remuneração os valores correspondentes às ausências, sem prejuízo da instauração de procedimento administrativo disciplinar para apurar a conduta.

Manuilson Andrade ainda determinou que com exceção das unidades de saúde e locais utilizados para a vacinação da população, somente será permitido o acesso a repartições públicas mediante a apresentação de comprovante de vacinação contra a covid-19, com o esquema vacinal completo.

Eventos e igrejas

O prefeito também determinou que ficam suspensos os eventos públicos e privados no âmbito do município de Colônia Leopoldina, com fins de evitar a aglomeração de pessoas. A medida se estende a eventos comemorativos e correlatos. O gestor ainda determinou que os templos religiosos deverão limitar sua ocupação a 50% da capacidade de pessoas, respeitadas as dimensões físicas do ambiente.