Seis estados planejam 4ª dose; MS já a aplica em pessoas com 60 anos
Atualmente, a recomendação do Ministério da Saúde é de que a quarta dose da vacina seja aplicada somente em imunocomprometidos
Enquanto não há definição do Ministério da Saúde sobre a aplicação da quarta dose da vacina contra a Covid-19, doença causada pelo coronavírus, seis estados planejam iniciar a ação.
Mato Grosso do Sul largou na dianteira e já disponibiliza a quarta dose de proteção para pessoas a partir de 60 anos. Foi a primeira unidade da Federação a adotar a medida.
Nesta sexta-feira (11/2), São Paulo anunciou que adotará a medida a partir de abril para pessoas com 60 anos ou mais. Lá, o governador João Doria (PSDB) defende a disponibilização da nova dose para toda a população.
O Rio de Janeiro também já definiu que irá oferecer a quarta dose para os cariocas. A previsão é que a imunização comece ainda em 2022, mas será aplicada somente um ano após a terceira dose.
Os governos do Ceará, Acre, Rio Grande do Norte e Espírito Santo planejam a aplicação e admitem que estão estudando a forma que isso pode ocorrer.
Atualmente, a recomendação do Ministério da Saúde é que a quarta dose seja aplicada em imunocomprometidos. Esse grupo passou a receber mais uma dose do imunizante em dezembro de 2021.
A Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI) defende que diversos trabalhos científicos publicados demonstram que contra a variante Ômicron é necessário o esquema com três doses para melhor proteção dos indivíduos.
“Portanto, a medida mais urgente em termos de vacinação para o país é avançar no percentual de pessoas que já completaram o esquema básico com dose de reforço”, afirma a sociedade, em comunicado assinado pelo presidente Alberto Chebabo.
A maior preocupação, em tese, de quem defende a quarta dose é conter o avanço da variante Ômicron – cepa que é mais contagiosa.
Versão oficial
O Ministério da Saúde admite que a equipe técnica estuda a aplicação, mas que ainda não tem indicativos para a recomendação.
Em nota técnica, publicada no início da semana, a pasta argumentou que ainda é preciso “analisar informações sobre hospitalizações e a relação com a população vacinada”.
Desde o início da pandemia, 27,1 milhões de pessoas receberam o diagnóstico de Covid-19 no Brasil, sendo que mais de 637 mil morreram em decorrência da doença.
Cerca de 152 milhões de brasileiros estão totalmente vacinados (esquema com duas doses ou dose única).
Últimas notícias
Governo sanciona lei que permite reduzir tributos sobre combustíveis
Polícia Civil mobiliza servidores para eleições e amplia treinamento com drones
Luciano exalta Paulo por duplicações e diz que obras fortalecem Arapiraca
CEPRAM julgará auto contra Braskem por deslocamento do solo e risco de sumidouros
Renato Filho promete combater bets no Congresso e alerta para impacto nas famílias
MPAL visita o Rei Pelé para averiguar obras e condições de funcionamento
Vídeos e noticias mais lidas
Comandante da PM emociona em homenagem a coronel que morreu após mal súbito
Cliente denuncia demora na entrega de carro após pagar quase R$ 110 mil
Jovem de 24 anos é baleado na mão e suspeitos fogem em São Sebastião
ASA vence Goiatuba nos pênaltis e garante acesso á Série C
