Maragogi realiza 1º Seminário de Turismo e Desenvolvimento Sustentável
Evento ocorreu na tarde desta quarta-feira (4)

Maragogi é o segundo polo turístico de Alagoas e a cidade do Litoral Norte sediou na tarde desta quarta-feira (4) o 1º Seminário de Turismo e Desenvolvimento Sustentável. O evento aberto ao público organizado pela Secretaria Municipal de Turismo, Indústria e Comércio foi realizado na sede da Cooperativa dos Pequenos Agricultores Organizados (Coopeagro).
O evento na cidade litorânea que reuniu empresários do setor turístico contou com duas palestras importantes. A primeira foi ministrada consultor e presidente da Associação Nacional dos Secretários e Dirigentes Municipais de Turismo (Anseditur), Ângelo Sanches, ex-secretário de Turismo de Canela (RS). Ele explanou a temática: “Parcerias Públicas e Privadas para Fomentar o Desenvolvimento Econômico, através do Turismo”. A segunda foi feita turismólogo e consultor de Planejamento Estratégico, Formação de Equipes de Excelência para o Sebrae Nacional, Felipe Dantas. Ele discorreu o tema: “A Importância da Cooperação e da Preservação Ambiental para o Turismo”.

O secretário municipal de Turismo, Diego Vasconcelos, comentou sobre a importância do evento. “Esse seminário tem uma importância muito grande para a gente da gestão. Primeiro porque daqui se inicia toda uma sensibilização da importância dos três tripés: a comunidade, a iniciativa privada e o poder público cooperando entre si e trabalhando em união em prol do nosso destino turístico, em prol do desenvolvimento sustentável do nosso destino”, enfatizou.

“A gente precisa esclarecer e fazer com que as pessoas compreendam que o turismo é a atividade econômica mais democrática possível. Quando a gente ver um grande empreendimento se instalando em um destino turístico, com por exemplo, um resort, e por mais que o proprietário e sua administração atraiam o turista para ele passar uma semana entretido dentro dessa experiência. Mas em um momento ele vai sair do hotel e turismo é conexão. Ninguém sai de uma cidade para outra para ficar dentro de um quarto ou resort, ele vai sentir a necessidade de interagir com a comunidade, de experimentar a gastronomia local e conhecer as belezas naturais. É isso que atrai o turista a uma comunidade e isso distribui emprego e renda. O turismo é conexão e com essa conexão gera mais empregos e renda", disse Diego Vasconcelos.

O multiempreendedor Tedd Albuquerque ficou contente com o seminário. “Eu costumo falar que nunca é tarde para aprender e aqui cada vez que a gente vem a gente soma. O que a gente vai levar dessa palestra, da primeira, é da importância de atender o turista. Essa coisa da gente preparar a casa para receber com carinho. O turista quando é bem tratado, ele volta. Eu procuro fazer isso no receptivo e acredito que essa coisa de tratar bem é muito importante. Pra mim, só somou”, enfatizou o empresário.
O 1º Seminário de Turismo e Desenvolvimento Sustentável de Maragogi teve a realização da Prefeitura de Maragogi, por meio da Secretaria de Turismo, e contou com o apoio do Costa dos Corais Convention & Visitors Bureau (CCC&VB), da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Alagoas (ABIH) e do Sindicato Empresarial de Hospedagem e Alimentação de Alagoas (SINDHAL).

Com apuração de Isac Silva*
Veja também
Últimas notícias

Deputado Alfredo Gaspar entrega caminhão frigorífico e trator para Viçosa

Equipes da Polícia Civil de AL e da BA prendem suspeito de homicídio em São José da Tapera

Câmara aprova lei de Leonardo Dias que inclui celebrações católicas no calendário oficial de Maceió

Colisão entre carro e moto deixa homem ferido em Porto de Pedras

Em Murici, sede do Aprender Brasil registra progresso em algumas escolas, mas MPAL aponta novas Inconformidades

Deputado Fabio Costa critica uso de tropa da PM contra protesto de policiais civis
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
