Maragogi realiza 1º Seminário de Turismo e Desenvolvimento Sustentável
Evento ocorreu na tarde desta quarta-feira (4)
Maragogi é o segundo polo turístico de Alagoas e a cidade do Litoral Norte sediou na tarde desta quarta-feira (4) o 1º Seminário de Turismo e Desenvolvimento Sustentável. O evento aberto ao público organizado pela Secretaria Municipal de Turismo, Indústria e Comércio foi realizado na sede da Cooperativa dos Pequenos Agricultores Organizados (Coopeagro).
O evento na cidade litorânea que reuniu empresários do setor turístico contou com duas palestras importantes. A primeira foi ministrada consultor e presidente da Associação Nacional dos Secretários e Dirigentes Municipais de Turismo (Anseditur), Ângelo Sanches, ex-secretário de Turismo de Canela (RS). Ele explanou a temática: “Parcerias Públicas e Privadas para Fomentar o Desenvolvimento Econômico, através do Turismo”. A segunda foi feita turismólogo e consultor de Planejamento Estratégico, Formação de Equipes de Excelência para o Sebrae Nacional, Felipe Dantas. Ele discorreu o tema: “A Importância da Cooperação e da Preservação Ambiental para o Turismo”.

O secretário municipal de Turismo, Diego Vasconcelos, comentou sobre a importância do evento. “Esse seminário tem uma importância muito grande para a gente da gestão. Primeiro porque daqui se inicia toda uma sensibilização da importância dos três tripés: a comunidade, a iniciativa privada e o poder público cooperando entre si e trabalhando em união em prol do nosso destino turístico, em prol do desenvolvimento sustentável do nosso destino”, enfatizou.

“A gente precisa esclarecer e fazer com que as pessoas compreendam que o turismo é a atividade econômica mais democrática possível. Quando a gente ver um grande empreendimento se instalando em um destino turístico, com por exemplo, um resort, e por mais que o proprietário e sua administração atraiam o turista para ele passar uma semana entretido dentro dessa experiência. Mas em um momento ele vai sair do hotel e turismo é conexão. Ninguém sai de uma cidade para outra para ficar dentro de um quarto ou resort, ele vai sentir a necessidade de interagir com a comunidade, de experimentar a gastronomia local e conhecer as belezas naturais. É isso que atrai o turista a uma comunidade e isso distribui emprego e renda. O turismo é conexão e com essa conexão gera mais empregos e renda", disse Diego Vasconcelos.

O multiempreendedor Tedd Albuquerque ficou contente com o seminário. “Eu costumo falar que nunca é tarde para aprender e aqui cada vez que a gente vem a gente soma. O que a gente vai levar dessa palestra, da primeira, é da importância de atender o turista. Essa coisa da gente preparar a casa para receber com carinho. O turista quando é bem tratado, ele volta. Eu procuro fazer isso no receptivo e acredito que essa coisa de tratar bem é muito importante. Pra mim, só somou”, enfatizou o empresário.
O 1º Seminário de Turismo e Desenvolvimento Sustentável de Maragogi teve a realização da Prefeitura de Maragogi, por meio da Secretaria de Turismo, e contou com o apoio do Costa dos Corais Convention & Visitors Bureau (CCC&VB), da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Alagoas (ABIH) e do Sindicato Empresarial de Hospedagem e Alimentação de Alagoas (SINDHAL).

Com apuração de Isac Silva*
Veja também
Últimas notícias
Bolsonaro recorre e pede que STF reconheça que ele 'desistiu' do golpe
Febraban endurece regras contra contas laranja e bets irregulares
Lula completa 80 anos e se torna o primeiro octogenário no cargo
Donos de clínica de reabilitação viram réus por crimes cometidos contra esteticista
Sine Maceió oferece 200 vagas Call Center para trabalho home office
Confira os campeões do 32º Festival Municipal de Bumba Meu Boi
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
