Turismo

Verão: Praia de Maragogi é a estrela da Costa dos Corais

Lugar é o berço do turismo da região

Por Maurício Silva 11/03/2022 14h02 - Atualizado em 16/03/2022 09h09
Verão: Praia de Maragogi é a estrela da Costa dos Corais
Bom do turismo de Maragogi começou na Praia de Maragogi - Foto: Assessoria

O boom do turismo no Litoral Norte de Alagoas começou em um lugar e essa localidade tem nome: Praia de Maragogi, a estrela da Costa dos Corais. O mais badalado e visitado local da região é o berço turístico de costa a costa norte alagoana e sul pernambucana. O 7Segundos segue com a série de reportagens especiais sobre o Verão Maragogi e as dez praias do Caribe Brasileiro e desta vez chegou onde tudo começou.

A cidade turística possui 22km de litoral e 2,5km ficou reservado para o lugar onde tudo começou. Foi na Praia de Maragogi que iniciou toda a fama turística da região. Ela fica entre as lindas praias de Burgalhau e Camacho e entre as fozes dos rios Maragogi e dos Paus (o encontro dos rios com o mar se torna um espetáculo à parte para curtir aquele pôr do sol especial). O Litoral Norte de Alagoas recebe em média 500 mil pessoas por ano e a Praia de Maragogi é o lugar mais visitado de toda a região.

Praia de Maragogi é uma das mais visitadas de Alagoas. Foto: Isac Silva

A Praia de Maragogi é que possui a maior infraestrutura turística de Maragogi. No mar, encontram-se o principal símbolo do turismo da região: as famosas piscinas naturais. Outra fama que o lugar possui é a fábrica das famosas Bolachas Maragogi. Já na orla marítima (avenida Senador Rui Palmeira) há uma diversidade de galerias e artesanatos que se tornam pontos de paradas obrigatórios para quem quer levar um pouquinho de Maragogi de volta pra casa.

O prefeito Sérgio Lira disse que a Praia de Maragogi é muito representativa para a Costa dos Corais. “O turismo despontou aqui! Era uma vila de pescadores e então se transformou numa praia famosa que carrega o nome do município. Maragogi despontou e por aqui começaram a surgir as pousadas, o comércio local, o artesanato, praça de alimentação. Houve uma capacitação para atrair o turismo e é por isso que ela bombou tanto e se tornou tão importante para toda a região da APA”, frisou.

Praia de Maragogi é uma das mais visitadas de Alagoas. Foto: Isac Silva

Sérgio Lira ressaltou que a Praia de Maragogi é a estrela da Costa dos Corais. “Além de pioneira, ela não perdeu esse lugar, ela não perdeu o seu destino e continuou despontando como sendo realmente a estrela de todas as outras praias”, afirmou.

Turistas encantados

O a adolescente Krys Martins, de 17 anos de idade, veio do Recife com a família e se apaixonou pela Praia de Maragogi. "Uma palavra que define é extremamente incrível. A natureza é muito incrível e proporciona lindos momentos. É extremamente incrível tudo isso aqui", ressaltou.

Krys e Daniel se exibem na Praça dos Idosos. Foto: Isac Silva

O turista Daniel Ribeiro da Silva, de 40 anos, também ficou encantado. "Adorei a praia e essa praia é show de bola. É a primeira vez que venho com a família para a Praia de Maragogi e essa minha sobrinha (Krys Martins) gosta muito de praia. Eu adorei Maragogi", afirmou. 

APA Costa dos Corais

A Área de Proteção Ambiental (APA) Costa dos Corais é a maior unidade de conservação federal marinha costeira do Brasil, ela possui mais de 400 mil hectares de área e cerca de 120 km de praia e mangue e se estende desde o município de Tamandaré-PE e vai até o Litoral Norte de Maceió (Tamandaré, Barreiros, São José da Coroa Grande, Maragogi, Japaratinga, Porto Calvo, Porto de Pedras, São Miguel dos Milagres, Passo de Camaragibe, Barra de Santo Antônio, Paripueira e Maceió).

Série Especial

O 7Segundos está produzindo durante o Verão 2022 dez reportagens especiais sobre as dez praias da cidade de Maragogi, que é o segundo polo turístico de Alagoas e é um dos lugares mais procurados do Brasil por turistas para passar a alta estação. As praias são: Peroba, Dourado, Ponta de Mangue, Xaréu “Praia da Bruna”, Antunes, Barra Grande, Burgalhau, Maragogi, Camacho e São Bento.

Famílias se divertem na Praia de Maragogi. Foto: Isac Silva