Após perder parte de cima do bico, tucano recebe prótese em Maragogi
O animal teria sido machucado por traficantes de animais antes de ser resgatado
Um tucano recebeu, neste sábado (21), uma cirurgia para reconstruir o bico danificado por causa de maus tratos sofridos por traficantes de animais.
De acordo com o grupo Ecopark Sol e Mar, que está cuidando do animal desde fevereiro deste ano, a ave perdeu a parte de cima do bico, o que comprometeu sua capacidade de se alimentar corretamente.
O procedimento durou cerca de 40 minutos, mas foi planejado por 15 dias. Uma equipe de veterinários especializados no tratamento de animais silvestres e exóticos realizou a cirurgia usando, como modelo para criar uma prótese, o bico de um outro tucano que já havia ido a óbito previamente. O bico foi colado usando resina odontológica.
Ao comentar o uso da resina, a organização disse que a resina é uma substância mais leve que placas e parafusos, facilitando a adaptação do animal.
A ave foi resgatada do tráfico de animais silvestres no Rio de Janeiro, sendo entregue ao Ecopark pelo Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres (Cetas) da cidade no início de 2022.