Servidores do Ifal iniciam greve nesta segunda-feira
Mobilização reivindica recomposição salarial e defesa da educação e do serviço público
A greve dos servidores do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) teve início nesta segunda-feira (23), e segue por tempo indeterminado em todo o Estado. A deliberação foi tomada em Assembleia Geral do Sintietfal, realizada na última quinta-feira (19).
Segundo o grevistas, os funcionários estão sem reajuste há mais de cinco anos, docentes e técnicos administrativos reivindicam recomposição salarial de 19,99% e a defesa da educação e do serviço público, que eles afirmam que ameaçados pela Reforma Administrativa, pelos sucessivos cortes no orçamento e pela Emenda Constitucional nº 95.
O presidente do Sintietfal, Yuri Buarque, disse que os servidores estão amargando perdas salariais. "Estamos sem reajuste desde 2017, amargando graves perdas salariais. A educação também passa por um desinvestimento, tendo este ano um orçamento menor do que o de 2012. Não podemos aceitar isso enquanto vemos a corrupção no MEC, Bolsonaro gastar R$ 2 milhões em um mês no cartão corporativo e o governo usando dinheiro público para comprar viagra para generais militares”, afirmou.
A greve nacional da educação federal básica, profissional e tecnológica, organizada pelo Sinasefe, teve início no dia 16 de maio. Atualmente, os/as servidores do IFMG, IFBA, IF Sul, IFPE, IFPA, ETRB, Ciaba-PA, IFMS e IFRS já estão paralisados. No serviço público federal, o INSS, o Banco Central, o Tesouro Nacional e a CGU também lutam por recomposição salarial. Outras categorias também se mobilizam e podem entrar em greve a qualquer momento.
Pauta local
Além da pauta nacional, os/as servidores/as do Ifal em greve defendem o direito às 30 horas para todos os TAEs que atendem aos requisitos do decreto 1.590/95 e a realização de exames médicos periódicos pelo IFAL, conforme determinado pela lei 8.112/90.
Com o objetivo de fortalecer a adesão à greve e organizar atividades nas unidades do Ifal, o Sintietfal e o Comando de Greve realizarão uma rodada de Assembleias Municipais em todos os campi do Ifal e na Reitoria. A primeira Assembleia está marcada para esta segunda-feira, dia 23 às 15h, de forma presencial no Campus Maceió. Ao todo, 17 assembleias serão realizadas até o dia 1 de junho.
Veja também
Últimas notícias
Jornais dizem que voto no Brasil define geopolítica na América Latina
Daniel Barbosa vota em Arapiraca e agradece apoio dos alagoanos
Acompanhe os resultados do primeiro turno ao vivo no 7Segundos
Ceci, candidata a deputada estadual, vota em Atalaia e agradece apoio
Urna com tecla 3 colada é trocada em Candelária-RS
Novo boletim do TRE informa 23 urnas substituídas em Alagoas
Vídeos e noticias mais lidas
Merendeira é homenageada por equipe de escola em despedida
[Vídeo] Chuvas abrem cratera e motoristas correm riscos na AL-101 Norte
Confira o que abre e fecha em Alagoas no feriado desta quarta-feira (16)
Severino Pessoa anuncia a liberação de R$ 2,8 milhões para a saúde de Batalha
