Acidentes

Defesa Civil de Maragogi age para diminuir danos causados pelas chuvas

No município há três famílias desalojadas

Por Maurício Silva 30/05/2022 16h04 - Atualizado em 30/05/2022 16h04
Defesa Civil de Maragogi age para diminuir danos causados pelas chuvas
Defesa Civil vistoriou área no povoado São Bento - Foto: Isac Silva/7Segundos

A Defesa Civil de Maragogi vem agindo para diminuir os danos causados pelas chuvas que castigam Alagoas nesse período chuvoso do mês de maio. Na cidade do Litoral Norte do Estado já há três famílias desalojadas e pessoas que ainda estão em área de risco.

O coordenador da Defesa Civil de Maragogi, Sielivaldo Lopes dos Santos, informou que o órgão vem trabalhando em conjunto com as demais secretarias para diminuir os danos causados pelas chuvas na cidade litorânea. Ele orienta para as pessoas que vivem em locais considerados de risco que procurem abrigos seguros.

Moradores de São Bento reclamam que serviço feito em terreno aumentou riscos para residências. Foto: Isac Silva


Sielivaldo Lopes dos Santos disse que o trabalho preventivo é fundamental. “Em Maragogi estamos desde quando começou a chuva, nós estamos fazendo um trabalho preventivo, com orientação, removendo inclusive famílias que estão em áreas de risco. É louvável que hoje [30 de maio] temos apenas três famílias desalojadas, essas já estão em casas de parentes e sendo assistidos pela Assistência Social”, comunicou.

A Defesa Civil ressaltou que o Mapa de Risco criado pelo governo municipal foi muito importante. “Maragogi nós temos um Mapa de Risco e esse mapa que consequentemente atribui ao nosso planejamento, que é o Planacon ou Plano de Contingência, que a gente trabalha em cima dele, dentro de uma necessidade será acionado a qualquer momento solicitando todas as secretarias que de fato já estamos trabalhando em conjunto”, disse Sielivaldo Lopes dos Santos.

Defesa Civil vistoriou área no povoado São Bento. Foto: Isac Silva


O coordenador comunicou que o governo vem trabalhando para diminuir os danos. “Nós temos as máquinas já sendo direcionadas para o povoado Peroba para desobstruir algum local que ficou com acumulo de água significativo e também no Deda Paes, onde nós tivemos também algumas obstruções de pontos que há um acumulo de água. A gente temos dentro do Plano de Contingência os abrigos que serão utilizados, caso haja necessidade, de se locomover famílias”, explicou.

São Bento

No povoado São Bento há uma área às margens da AL 101 Norte, na comunidade da Concórdia, que os moradores temem desabamentos
. “A Defesa Civil nesse período de quadra chuvosa nós estamos dando prioridade justamente as essas situações decorrentes da chuva. Aos cidadãos, qual a orientação da Defesa Civil? Não construa em área de risco. Não faça escavação em morro onde há probabilidade de deslizamento, nem também em encostas”, apelou.

Defesa Civil vistoriou área no povoado São Bento. Foto: Isac Silva


“Nessa situação a Defesa Civil vai até a casa da pessoa, que teve sua casa danificada, orientar a procurar um abrigo seguro, desligar botijão de gás, registro de água, energia, pegar o necessário e procurar um abrigo seguro. Caso haja vítima, a orientação é: ligue 193 Corpo de Bombeiros e na sequência a Defesa Civil. Nós acionaremos na sequência a Assistência Social para proporcionar uma assistência a pessoa que é conduzida para a casa de família. As demais serão encaminhadas com ofício para tomar as decisões cabíveis referente a escavação em área de risco, que não pode”, concluiu o coordenador. O cidadão também pode ligar para a Defesa Civil por meio do número de telefone: 0800 672 1108.

Área fica perto da rodovia AL 101 Norte. Foto: Isac Silva

Com apuração de Isac Silva*