Café e refrigerante com cola tira o sono? Saiba se é mito ou verdade
Mistura é muito usada por estudantes que querem passar horas a fio com os livros
Quem nunca tomou uma boa xícara de café para espantar o sono? Muitos estudantes vão além e recorrem à fórmula café com refrigerante a base de cola para conseguir passar horas seguidas estudando. Mas essa mistura funciona mesmo ou é lenda urbana?
Tanto o café como a Coca-Cola possuem cafeína, um estimulante para o cérebro, que aumenta o efeito de alerta e dificulta o sono. A substância também é encontrada em chás, chocolate e em suplementos.
Para a nutricionista Luciane Firmino, a mistura de café com refrigerante não melhora a concentração ou o rendimento nos estudos. "É um mito, essa mistura não vai potencializar o efeito da cafeína", explica. "Somente o café é suficiente para auxiliar na concentração e espantar o sono, claro que a quantidade depende de cada um, mas é recomendado tomar, no máximo, sete xícaras pequenas por dia."
Segundo o FDA, a agência reguladora de medicamentos dos Estados Unidos, o equivalente a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) no Brasil, adultos devem tomar até 400 mg de cafeína em um dia.
"Cafeína em excesso vai causar mal-estar, dor de cabeça, uma baita dor de estômago e ainda pode causar taquicardia e insônia, o que não vai ajudar em nada quem está estudando", avalia a nutricionista.
Ainda, conforme a FDA, como referência, uma lata de um refrigerante com cafeína contém de 30 a 40 mg de cafeína, uma xícara de chá-verde ou preto possui de 30 a 50 mg e uma xícara de café tem entre 80 e 100 mg . Em energéticos, a quantidade do estimulante pode chegar a 250 mg.
"Tanto o refrigerante quanto o energético são produtos processados e com uma grande quantidade de açúcar, o que não é nada saudável", conclui Luciane.
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
