Café e refrigerante com cola tira o sono? Saiba se é mito ou verdade
Mistura é muito usada por estudantes que querem passar horas a fio com os livros
Quem nunca tomou uma boa xícara de café para espantar o sono? Muitos estudantes vão além e recorrem à fórmula café com refrigerante a base de cola para conseguir passar horas seguidas estudando. Mas essa mistura funciona mesmo ou é lenda urbana?
Tanto o café como a Coca-Cola possuem cafeína, um estimulante para o cérebro, que aumenta o efeito de alerta e dificulta o sono. A substância também é encontrada em chás, chocolate e em suplementos.
Para a nutricionista Luciane Firmino, a mistura de café com refrigerante não melhora a concentração ou o rendimento nos estudos. "É um mito, essa mistura não vai potencializar o efeito da cafeína", explica. "Somente o café é suficiente para auxiliar na concentração e espantar o sono, claro que a quantidade depende de cada um, mas é recomendado tomar, no máximo, sete xícaras pequenas por dia."
Segundo o FDA, a agência reguladora de medicamentos dos Estados Unidos, o equivalente a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) no Brasil, adultos devem tomar até 400 mg de cafeína em um dia.
"Cafeína em excesso vai causar mal-estar, dor de cabeça, uma baita dor de estômago e ainda pode causar taquicardia e insônia, o que não vai ajudar em nada quem está estudando", avalia a nutricionista.
Ainda, conforme a FDA, como referência, uma lata de um refrigerante com cafeína contém de 30 a 40 mg de cafeína, uma xícara de chá-verde ou preto possui de 30 a 50 mg e uma xícara de café tem entre 80 e 100 mg . Em energéticos, a quantidade do estimulante pode chegar a 250 mg.
"Tanto o refrigerante quanto o energético são produtos processados e com uma grande quantidade de açúcar, o que não é nada saudável", conclui Luciane.
Últimas notícias
Entenda o expurgo promovido por Xi Jinping no comando da China
INSS fora do ar? Serviços digitais são suspensos temporariamente
Defesa de Tagliaferro contesta citação por edital feita por Moraes
Band Alagoas transmite ao vivo o Pinto da Madrugada e celebra 10 anos no Estado
Deputada Gabi Gonçalves celebra a força do empreendedorismo feminino alagoano
Cibele Moura reúne mães atípicas e presidente de instituto para discutir o Código de Defesa da Pessoa com Autismo
Vídeos e noticias mais lidas
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
