Gretchen é condenada a indenizar seguidor por expor crítica na web, mesmo sem ofendê-lo
Presidente da Comissão de Liberdade de Expressão da ANACRIM-RJ, explica por que a cantora terá que pagar R$ 5 mil ao internauta
Recentemente, Gretchen foi condenada a indenizar um de seus seguidores em R$ 5 mil reais, após ter exposto um comentário dele publicamente em suas redes sociais. Tal exposição provocou inúmeros ataques ao seguidor e, por conta disso, ele processou a cantora e buscou seus direitos na Justiça.
Tudo começou quando a rainha do rebolado anunciou em seu Instagram que iria leiloar um de seus figurinos de trabalho para arrecadar verba para ajudar pessoas em tratamento contra a AIDS, e o seguidor disse que achava a roupa "feia", apesar de considerar a ação da cantora relevante.
Apesar de Gretchen não ter ofendido o seguidor no momento em que expôs o comentário dele para rebatê-lo, o juízo entendeu que a cantora deveria ser condenada em primeira instância e ela ainda teve seus recursos negados pela Justiça. Presidente da Comissão de Liberdade de Expressão da ANACRIM-RJ, o advogado José Estevam Macedo Lima explica por que a cantora acabou sendo condenada, mesmo sem atacar o rapaz diretamente.
“Entendo que o objeto da ação consiste na valoração sobre um comentário, se ele extrapola ou não o limite da Liberdade de Expressão. O juízo entendeu que o comentário atinge diretamente um bem protegido pela Constituição Federal, em seu artigo 5º inciso X, qual seja, a imagem, e que a Ré estaria compartilhando o comentário com claro intuito de atingir a imagem e a honra do autor (seguidor)”, esclarece o especialista.
E completa: “O limite a Liberdade de Expressão existe e deve ser respeitado, principalmente nas redes sociais, que potencializam um pensamento e/ou um comentário de forma avassaladora. Precisamos combater o julgamento nas redes sociais e a disseminação de ódio. A sentença se posiciona de forma a defender os limites a Liberdade de Expressão, sendo esse o convencimento do juízo que esteve frente às partes e colheu as provas que instruíram os autos”.
Últimas notícias
EUA retiram sanções a Moraes e dizem que medidas eram “inconsistentes”
Ufal abre chamada pública para ocupação de quiosques e espaços
Vestibulares do Ifal têm inscrições abertas em seis campi
Crianças ficam feridas após caírem da sacada de casarão abandonado no Jaraguá
Justiça decreta prisão temporária de suspeito de matar ex-companheira em Pindorama
Cliente diz ter sido expulsa de loja e caso acaba em demissão
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
