MP Eleitoral divulga orientações para eleitores alagoanos em dia de votação
Esclarecimentos ao eleitor visam a garantia de um pleito tranquilo e equilibrado neste primeiro turno
Neste dia de votação do 1º turno, o Ministério Público Eleitoral em Alagoas (MP Eleitoral) alerta eleitores sobre aspectos essenciais para que o ato de votar ocorra com equilíbrio e tranquilidade. As orientações estão previstas na Resolução TSE nº 23.669/2021, que dispõe sobre os atos gerais do processo eleitoral para estas eleições.
O procurador regional Eleitoral em Alagoas, Antônio Henrique de Amorim Cadete, reforça a importância do exercício do voto, comparecendo às urnas com tranquilidade e espírito democrático. Ressaltando que por meio do aplicativo e-Título, eleitores podem consultar se o local de votação continua o mesmo, entre outras informações.
A resolução pode ser consultada no portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e engloba desde os atos preparatórios, o fluxo de votação, a apuração, os procedimentos relacionados à totalização, a diplomação até os procedimentos posteriores ao pleito relativos às eleições gerais deste ano. Confira aqui!
Entre as orientações do TSE, o MP Eleitoral em Alagoas destaca as seguintes orientações:
Documento de identificação – Para exercer o direito ao voto, basta que o eleitor apresente um documento oficial com foto, desde que saiba seu local de votação. O eleitor pode votar com o e-Título – o documento virtual que está no aplicativo e-Título instalado no smartphone. Se o e-Título tiver a fotografia do eleitor, ele basta como meio de comprovar a identidade. Caso não haja foto no e-título do eleitor, é necessário apresentar documento oficial, como: RG e a Carteira Nacional de Habilitação, por exemplo.
Aparelho celular – Não é permitido portar o celular na cabine de votação. Após o eleitor apresentar o e-título pelo celular, se o caso, antes de se dirigir à cabine, ele deve desligar o celular e entregar à mesa receptora. O celular fica desligado, à vista do eleitor. Depois que votar, o eleitor pega o celular de volta e sai normalmente da seção eleitoral. O objetivo dessa medida é resguardar o sigilo do voto, garantia prevista na Constituição Federal.
Manifestação individual e silenciosa – Em relação ao eleitor, no dia da votação é permitida a sua manifestação individual e silenciosa. O eleitor pode ir votar com a camisa do candidato, com o adesivo do candidato ou um broche, por exemplo. O que o eleitor não pode fazer é se aglomerar. E se pessoas com camisas padronizadas estiverem aglomeradas, além desta violação, pode haver caracterização de manifestação coletiva, que também não é permitido.
Dano ao equipamento de votação – É crime causar algum dano ao equipamento de votação e a pena é alta: de cinco a dez anos de reclusão.
Desordem eleitoral – Qualquer eleitor, qualquer candidato, qualquer partido, ou seja, qualquer pessoa que promova a desordem aos trabalhos eleitorais pratica o crime de desordem eleitoral passível de sanção.
Compra de voto – Compra de voto é crime com pena de reclusão de até quatro anos. Dar, oferecer, prometer, solicitar, receber, não apenas dinheiro, mas qualquer outra vantagem (como cesta básica) em troca do voto é crime eleitoral, mesmo que a oferta não seja aceita pelo eleitor.
Outras condutas vedadas ao eleitor no dia da eleição – No dia da eleição também é proibido: usar alto-falante e amplificador de som, fazer comício, carreata; arregimentar eleitor, transportar eleitor, fazer boca de urna. Não pode ainda divulgar qualquer espécie de propaganda, de partido político e fazer impulsionamento na internet.
Veja também
Últimas notícias
Pesquisa Quaest aponta desgaste de Lula e cenário indefinido para 2026
Caio Bebeto alerta para risco de desabamento e insegurança em imóvel abandonado em Ipioca
Pela quarta vez, Deputado Fabio Costa assume vaga titular na Comissão de Segurança da Câmara
Novo tomógrafo do Hospital de Emergência do Agreste agiliza diagnóstico de traumas e AVC
Atalaia transforma a Busca Ativa Escolar em protocolo de proteção e cuidado com crianças e adolescentes
PF apreende 152 frascos de tizerpartida proibida pela Anvisa e prende suspeito por contrabando
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Prefeito Luciano garante pavimentação de mais dois bairros de Arapiraca
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
