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Por que o lançamento de NFTs do Liverpool não deu certo?

Por 7Segundos 04/10/2022 16h04
Por que o lançamento de NFTs do Liverpool não deu certo?
Por que o lançamento de NFTs do Liverpool não deu certo? - Foto: Marcos Moraes

O Liverpool foi o primeiro clube da Premier League na Inglaterra a lançar NFTs (tokens não-fungíveis) em março deste ano. Trata-se claramente de um campo muito novo - os primeiros NFTs só foram feitos em 2014 e eles só se espalharam nos últimos dois anos.

Porém, o lançamento dos NFTs do Liverpool, que parecia ousado no início mas rapidamente virou um fracasso, fez com que alguns torcedores do time inglês acabassem perdendo dinheiro. Não é surpresa que isso tenha gerado uma raiva generalizada entre eles. E convenhamos, a raiva certamente não é uma emoção que qualquer clube de futebol queira despertar em seus torcedores…

Neste artigo, vamos analisar o lançamento dos NFTs do Liverpool e entender o que deu errado.

O que eram esses NFTs?


Os NFTs do Liverpool eram um conjunto de colecionáveis digitais em sua maioria chamados de tokens dos “heróis”. Cada um mostrava um membro diferente do time, de Mohamed Salah ao técnico Jurgen Klopp.

Havia também 24 tokens “lendários”, raros e que deveriam ser itens de colecionador. Cada um representava um dos jogadores do time.

Quantos NFTs foram vendidos?


Podemos afirmar que os NFTs do Liverpool foram um flop. Do total de 171.072 que foram criados, apenas 9 mil foram vendidos, ou seja, apenas 5%.

O valor dos NFTs muda conforme o valor de mercado, e os NFTs do Liverpool, que foram vendidos a £57 durante a primeira semana, despencaram para £8,96!

Na primeira semana, a venda dos NFTs arrecadou apenas £490.277, sendo que 10% desse valor foram para a fundação LFC, a instituição de caridade do clube. Os tokens “lendários” arrecadadaram £95.912, sendo que 50% desse valor foi para a fundação.

Mas por que deu errado?


Alguns fatores ajudam a responder, dentre eles o clima econômico atual, a imagem dos NFTs, e a forma como o lançamento foi feito.

A ideia por detrás do lançamento e o parceiro


A Sotheby’s, uma renomada casa de leilões de arte fina, foi a parceira do Liverpool no lançamento. Isso foi totalmente incompatível com a imagem do clube, que sempre se vendeu como um time de classe trabalhadora e acessível.

Esta parceria foi considerada por muitos fãs como sem tato e uma piada de mau gosto, com alguns até mesmo dizendo que o Liverpool estava explorando seus fãs mais fiéis comercializando seus NFTs.

Além disso, eles também pensaram que seriam capazes de vender 170.000 NFTs, o que é um número muito ambicioso. O fato de Liverpool ter entendido tão mal a meta e a presunção de que 170.000 torcedores comprariam um deixou uma impressão muito ruim em muitos torcedores para toda a vida.

Os NFTs ainda não são criptomoeda


Embora os NFTs e as criptomoedas tenham muito em comum, eles não são a mesma coisa. As criptomoedas se tornaram conhecidas do grande público ultimamente, com negócios como cassinos e até mesmo países como El Salvador aceitando criptomoedas.

As criptomoedas são novas no mercado, mas ainda assim são bem mais conhecidas e aceitas do que os NFTs.

Falta de informação sobre os NFTs


O Liverpool lançou uma enorme campanha de marketing sobre esses NFTs, afirmando que eles eram "uma forma divertida e inovadora de celebrar o fato de ser um fã dos Reds". No entanto, faltava um detalhe muito importante... uma explicação do que os NFTs são. Se o torcedor não sabe o que está comprando, gastar £57 em um NFT pode não parecer uma idéia muito boa!

Embora os NFTs tenham estado em todas as notícias no último ano, eles ainda são uma tecnologia muito nova e muitas pessoas - incluindo os fãs de Liverpool - não têm nenhuma idéia sobre o porquê vale a pena investir neles.

Informações mais detalhadas sobre os NFTs e por que investir neles poderia ser uma boa idéia que teria definitivamente evitado o flop do lançamento.

O produto em si


Embora os NFTs sejam uma forma de investimento, o produto ainda tem que ser atraente pra vender. E, para o torcedor de futebol, este produto não era. Na verdade, era até mesmo infantil, com desenhos que lembram figurinhas que crianças trocam no recreio da escola.

Simplesmente não era nada que interessasse a qualquer fã do Liverpool FC, e esta é uma grande parte da razão pela qual eles eram tão difíceis de emplacar.

A flutuação da criptomoeda e a crise do Reino Unido


Devido às flutuações naturais da criptografia e à crise do custo de vida no Reino Unido, as pessoas podem ter sido ainda menos tentadas a comprar NFTs.

Eles foram lançados não muito depois do início da guerra na Ucrânia, que fez subir os preços do gás em todo o mundo e fez com que algumas pessoas tivessem muito mais consciência dos gastos.

Além disso, a crise da Covid, que ainda não está totalmente terminada, também fez com que mais pessoas estivessem atentas ao dinheiro. Algumas pessoas perderam muito de sua renda ou de seus empregos como resultado da pandemia.

Mas afinal, alguma coisa deu certo?


Se o Liverpool tivesse feito um lançamento mais modesto, explicando melhor o que eles estavam vendendo e por que estavam fazendo parceria com a Sotheby's, sua campanha certamente teria tido mais sucesso.

Eles já tinham vendido quase 10.000 tokens com sua atual campanha de marketing, o que não é de se desconsiderar! Mas o principal fracasso do Liverpool é que eles encomendaram um número audacioso de colecionáveis; seria impossível vender tantos.

O Liverpool não disse se lançará mais NFTs no futuro, mas caso o façam, esperemos que decidam usar o imenso feedback recebido para melhorar suas futuras coleções!