Abastecimento de água é prejudicado em quatro cidades do Norte de AL
Chuvas e falta de energia elétrica são os motivos do problema
Quatro cidades do Norte de Alagoas tiveram o abastecimento de água prejudicado. A Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) informou nesta segunda-feira (7) que as fortes chuvas que castigaram o Estado nesse fim de semana prejudicaram a captação e o abastecimento. A falta de energia elétrica também causou o problema.
Segundo a Casal, as chuvas afetaram a qualidade da água bruta, deixando o nível de turbidez elevado. Além disso, a água carregou material orgânico (folhas, galhos e lama) para os mananciais, dificultando o processo de tratamento de água que é feito nas estações.
Na Região Norte de Alagoas as chuvas prejudicaram o abastecimento nos seguintes municípios: Novo Lino, Colônia Leopoldina e Jacuípe. O temporal ainda causou deficiência no abastecimento em mais três cidades do Estado: Ibateguara, Joaquim Gome e Rio Largo (operando com 20% da capacidade).
A Casal explicou que a quantidade de água retirada dos mananciais para tratamento precisou ser reduzida para garantir os padrões de potabilidade. Ainda conforme informou a companhia, é possível que, mesmo após o tratamento, a água ainda chegue às torneiras com uma tonalidade um pouco diferente da habitual. A empresa informou que segue monitorando os mananciais (lagoas, barragens, rios, riachos e nascentes) de todos os municípios.
De acordo com a Defesa Civil de Alagoas, a previsão é de mais chuvas no Estado até teçra-feira (8). O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) também emitiu dois alertas de chuvas para o Estado.
Falta de energia
Além das chuvas, a falta de energia elétrica ocasionou a paralisação de estações e a suspensão da produção de água em Porto de Pedras (povoado Tatuamunha), no Litoral Norte. O mesmo problema afetou no Estado as cidades de Capela e Mar Vernelho.