Abastecimento de água é prejudicado em quatro cidades do Norte de AL
Chuvas e falta de energia elétrica são os motivos do problema
Quatro cidades do Norte de Alagoas tiveram o abastecimento de água prejudicado. A Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) informou nesta segunda-feira (7) que as fortes chuvas que castigaram o Estado nesse fim de semana prejudicaram a captação e o abastecimento. A falta de energia elétrica também causou o problema.
Segundo a Casal, as chuvas afetaram a qualidade da água bruta, deixando o nível de turbidez elevado. Além disso, a água carregou material orgânico (folhas, galhos e lama) para os mananciais, dificultando o processo de tratamento de água que é feito nas estações.
Na Região Norte de Alagoas as chuvas prejudicaram o abastecimento nos seguintes municípios: Novo Lino, Colônia Leopoldina e Jacuípe. O temporal ainda causou deficiência no abastecimento em mais três cidades do Estado: Ibateguara, Joaquim Gome e Rio Largo (operando com 20% da capacidade).
A Casal explicou que a quantidade de água retirada dos mananciais para tratamento precisou ser reduzida para garantir os padrões de potabilidade. Ainda conforme informou a companhia, é possível que, mesmo após o tratamento, a água ainda chegue às torneiras com uma tonalidade um pouco diferente da habitual. A empresa informou que segue monitorando os mananciais (lagoas, barragens, rios, riachos e nascentes) de todos os municípios.
De acordo com a Defesa Civil de Alagoas, a previsão é de mais chuvas no Estado até teçra-feira (8). O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) também emitiu dois alertas de chuvas para o Estado.
Falta de energia
Além das chuvas, a falta de energia elétrica ocasionou a paralisação de estações e a suspensão da produção de água em Porto de Pedras (povoado Tatuamunha), no Litoral Norte. O mesmo problema afetou no Estado as cidades de Capela e Mar Vernelho.
Últimas notícias
Incêndio atinge carreta na BR-316; populares controlam chamas
Concluintes de cursos de tecnologia fazem Enade 2025 neste domingo (23)
Polícia Militar apreende menor com drogas e quantia em dinheiro em Piranhas
PM e Corpo de Bombeiros fiscalizam casas de evento em Marechal Deodoro
3º BPM registra recorde e lidera número de prisões em Alagoas no mês de outubro
Lula evita comentar decisão do STF sobre prisão de Bolsonaro
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Motociclista perde controle e cai na AL 220, em Limoeiro de Anadia
Ex é presa suspeita de matar médico em Arapiraca; ela o acusou de estuprar a filha deles
