Política

Bolsonaro nomeia ex-ministro do Turismo para presidência da Embratur

Gilson Machado deixou o cargo no Ministério do Turismo para concorrer à cadeira no Senado, mas foi derrotado. Mandato na agência é de quatro anos.

Por 7Segundos 18/11/2022 11h11
Bolsonaro nomeia ex-ministro do Turismo para presidência da Embratur
Gilson Machado foi nomeado por Bolsonaro - Foto: Isac Nóbrega/PR

O ex-ministro do Turismo, Gilson Machado Neto (PL) foi nomeado para a presidência da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo, a Embratur, pelo presidente Jair Bolsonaro (PL). A medida foi publicada nesta sexta-feira (18) no Diário Oficial da União.

Gilson Machado Neto é pernambucano, mas também tem forte atuação empresarial no Litoral Norte de Alagoas. Ele é sócio majoritário de uma rádio comercial em Maragogi, e também é proprietário de uma pousada de luxo no município de São Miguel dos Milagres. 

A nomeação do ex-ministro do Turismo ocorre há menos de dois meses do fim do mandato do presidente Jair Bolsonaro e vale por quatro anos. Machado deixou o cargo de ministro em março deste ano para concorrer a uma vaga no Senado por Pernambuco, nas eleições de outubro. No entanto, ele não conquistou a cadeira na Casa, ficando sem segundo lugar na disputa.

De acordo com a Lei nº 14.002, o ato de nomeação da presidência da Embratur é revogável por uma vez dentro do período do mandato de quatro anos. Dessa forma, é possível que, no próximo mandato de presidente da República, a troca na direção da agência ocorra.

O Diário Oficial também traz a nomeação de Silvio Santos do Nascimento, até então presidente da agência, para o cargo de diretor de marketing, inteligência e comunicação da Embratur. Gilson Machado assumiu o Ministério do Turismo em dezembro de 2020 e, antes disso, já havia sido presidente da Embratur.