Porto Calvo é destaque no Previne Brasil com nota 9,33
Cidade saiu de 4,92 em 2020 para 9,33 em 2023

Porto Calvo avança na saúde primária do município e é destaque nos indicadores do Previne Brasil, saindo do 4,92 em 2020 para 9,33 em 2023. A divulgação da nota aconteceu no último sábado, dia 28 de janeiro. Em relação às outras cidades, a Terra de Calabar também subiu no ranking em Alagoas e no Brasil. Esse é um ganho para a Prefeitura de Porto Calvo.
O município de Porto Calvo ficou em terceiro lugar na Região Norte, atingindo a nota Índice Sintético Final (ISF) de 9,33, sendo a nota máxima 10,0. Com o novo método de avaliação do Ministério da Saúde, a Terra de Calabar agora ocupa a 34 posição entre os municípios alagoanos. O Previne Brasil mostra os dados de forma clara.
Para a secretária de saúde, Silvana Marinho, os Indicadores de Desempenho do Programa Previne Brasil norteiam o financiamento das ações da Atenção Primária em Saúde prestada pelas Equipes de Saúde de todos os municípios do Brasil. “Quando iniciamos a gestão a nota de Porto Calvo era 4,92, fomos trabalhando com respeito e responsabilidade e hoje esse é o resultado. Fazer saúde não é fácil, mas quando fazemos com amor tudo fica mais fácil. É um grande ganho para o nosso município. A nossa prefeita Eronita Sposito tem se dedicado bastante para que a saúde da nossa cidade seja exemplo”, ressalta Marinho.
O Previne Brasil monitora sete indicadores de saúde: consultas de pré-natal; atendimento odontológico na gestação; realização de exames para Sífilis e HIV em gestantes; cobertura de exames citopatológicos; vacinação contra poliomielite inativada e de pentavalente; acompanhamento de pessoas hipertensas; e solicitação de hemoglobina glicada para pessoas com diabetes.
Veja também
Últimas notícias

Lula nomeia Guilherme Boulos para Secretaria-Geral da Presidência

Petrobras reduz preço da gasolina em 4,9% para distribuidoras

Mãe vive angústia há oito dias com desaparecimento da filha e da neta em Rio Largo

PC fala sobre investigação de caso de mãe e filha desaparecidas

Leonardo Dias destaca necessidade de políticas públicas no enfrentamento à mendicância infantil

Júri condena genro a 31 anos de prisão por matar sogra e esconder corpo em geladeira
Vídeos e noticias mais lidas

Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto

Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável

Colégio Santa Cecília esclarece denúncia sobre telhado caindo na unidade em Arapiraca

Guilherme Lopes dispara contra Beltrão: 'Penedo não deve nada a você'
