Porto Calvo é destaque no Previne Brasil com nota 9,33
Cidade saiu de 4,92 em 2020 para 9,33 em 2023
Porto Calvo avança na saúde primária do município e é destaque nos indicadores do Previne Brasil, saindo do 4,92 em 2020 para 9,33 em 2023. A divulgação da nota aconteceu no último sábado, dia 28 de janeiro. Em relação às outras cidades, a Terra de Calabar também subiu no ranking em Alagoas e no Brasil. Esse é um ganho para a Prefeitura de Porto Calvo.
O município de Porto Calvo ficou em terceiro lugar na Região Norte, atingindo a nota Índice Sintético Final (ISF) de 9,33, sendo a nota máxima 10,0. Com o novo método de avaliação do Ministério da Saúde, a Terra de Calabar agora ocupa a 34 posição entre os municípios alagoanos. O Previne Brasil mostra os dados de forma clara.
Para a secretária de saúde, Silvana Marinho, os Indicadores de Desempenho do Programa Previne Brasil norteiam o financiamento das ações da Atenção Primária em Saúde prestada pelas Equipes de Saúde de todos os municípios do Brasil. “Quando iniciamos a gestão a nota de Porto Calvo era 4,92, fomos trabalhando com respeito e responsabilidade e hoje esse é o resultado. Fazer saúde não é fácil, mas quando fazemos com amor tudo fica mais fácil. É um grande ganho para o nosso município. A nossa prefeita Eronita Sposito tem se dedicado bastante para que a saúde da nossa cidade seja exemplo”, ressalta Marinho.
O Previne Brasil monitora sete indicadores de saúde: consultas de pré-natal; atendimento odontológico na gestação; realização de exames para Sífilis e HIV em gestantes; cobertura de exames citopatológicos; vacinação contra poliomielite inativada e de pentavalente; acompanhamento de pessoas hipertensas; e solicitação de hemoglobina glicada para pessoas com diabetes.
Veja também
Últimas notícias
Bolsa supera os 162 mil pontos com dados de desaceleração da economia
Moraes manda exames de Bolsonaro para perícia da PF analisar
Após SBT negar ida de Flávio em programa, Ratinho confirma presença
Pesquisa da Flup mostra força da literatura nas periferias do Rio
Renan Filho autoriza R$ 481 milhões em investimentos na duplicação da BR-104/AL
MPAL firma acordos para recuperar áreas degradadas da Caatinga em Traipu e garantir R$ 210 mil em indenizações
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
