Três rios de Maragogi tem a qualidade da água monitorada pelo Ifal
O resultado do exame deve sair em até sete dias
A qualidade da água dos rios Salgado, Maragogi e Persinunga, que ficam localizados no município de Maragogi, no Litoral Norte do Estado, foi analisada nesta quarta-feira (8) por uma equipe do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) - Campus Maragogi. O resultado do exame deve sair em até sete dias.
A coleta das amostras começou por volta das 10h, no rio Salgado, que passa entre Maragogi e a cidade de Japaratinga. Em seguida, o grupo averiguou a situação do rio Maragogi e depois a do Persinunga. O trabalho in loco foi concluído perto do meio-dia.

O grupo anotou dados de 14 parâmetros, os quais atestam se os rios e os seus entornos estão em situação péssima, ruim, regular, boa ou ótima. Essa lista inclui coliformes fecais, turbidez da água, lixo flutuante ou acumulado nas margens e outros pontos.
O coordenador do projeto em Maragogi, Joabe Gomes de Melo, afirmou que o monitoramento é importante para que o poder público e a população conheçam a situação desses recursos naturais. “Ano passado, eles estavam classificados como regulares e se não forem feitas ações neles, a tendência é que piorem em qualidade”, alertou.

Segundo Joabe Gomes de Melo, o Campus Maragogi, a ONG SOS Mata Atlântica e a prefeitura da cidade estão discutindo a ampliação do número de pontos de coleta. “Hoje analisamos um ponto em cada rio e a ideia é avaliarmos quatro em cada um deles para ver por onde alguns poluentes estão entrando”, disse ao acrescentar que o grupo pretende fazer análises quantitativas de coliformes fecais e de fosfato.
Todos podem participar do projeto de preservação ambiental
O “Observando os Rios” é um projeto que reúne comunidades e as mobiliza para monitorar a qualidade da água de rios, córregos e outros corpos d'água das localidades onde elas vivem. Todos podem participar da iniciativa com grupos de monitoramento já existentes ou ajudando a criar novos em rios e mananciais de suas comunidades.
O monitoramento da água é realizado com uma metodologia desenvolvida pela SOS Mata Atlântica e que utiliza um kit de análise e indicadores de percepção para levantar o Índice de Qualidade da Água (IQA), que é um padrão internacional adotado para avaliar a condição ambiental da água doce.

Veja também
Últimas notícias
Carreta com carga avaliada em 1,5 milhão é interceptada na rodovia AL-220, em Arapiraca
Milenaverso: como Milena virou desenho animado fora do BBB 26
“Acelera freando”: veja o que há por trás do vídeo que viralizou em MG
Mãe viraliza ao transformar marmita dos filhos em obras-primas; veja
Homem é preso por tráfico de entorpecentes no bairro Canafístula, em Arapiraca
Advogado encontrado baleado na casa dos pais morre no HGE em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Secretário da Fazenda de Maceió cria dificuldades para pagar fornecedores
Planalto confirma 13º infectado em comitiva com Bolsonaro
Indústria brasileira do setor alimentício terá fábrica em Rio Largo
