Três rios de Maragogi tem a qualidade da água monitorada pelo Ifal
O resultado do exame deve sair em até sete dias
A qualidade da água dos rios Salgado, Maragogi e Persinunga, que ficam localizados no município de Maragogi, no Litoral Norte do Estado, foi analisada nesta quarta-feira (8) por uma equipe do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) - Campus Maragogi. O resultado do exame deve sair em até sete dias.
A coleta das amostras começou por volta das 10h, no rio Salgado, que passa entre Maragogi e a cidade de Japaratinga. Em seguida, o grupo averiguou a situação do rio Maragogi e depois a do Persinunga. O trabalho in loco foi concluído perto do meio-dia.

O grupo anotou dados de 14 parâmetros, os quais atestam se os rios e os seus entornos estão em situação péssima, ruim, regular, boa ou ótima. Essa lista inclui coliformes fecais, turbidez da água, lixo flutuante ou acumulado nas margens e outros pontos.
O coordenador do projeto em Maragogi, Joabe Gomes de Melo, afirmou que o monitoramento é importante para que o poder público e a população conheçam a situação desses recursos naturais. “Ano passado, eles estavam classificados como regulares e se não forem feitas ações neles, a tendência é que piorem em qualidade”, alertou.

Segundo Joabe Gomes de Melo, o Campus Maragogi, a ONG SOS Mata Atlântica e a prefeitura da cidade estão discutindo a ampliação do número de pontos de coleta. “Hoje analisamos um ponto em cada rio e a ideia é avaliarmos quatro em cada um deles para ver por onde alguns poluentes estão entrando”, disse ao acrescentar que o grupo pretende fazer análises quantitativas de coliformes fecais e de fosfato.
Todos podem participar do projeto de preservação ambiental
O “Observando os Rios” é um projeto que reúne comunidades e as mobiliza para monitorar a qualidade da água de rios, córregos e outros corpos d'água das localidades onde elas vivem. Todos podem participar da iniciativa com grupos de monitoramento já existentes ou ajudando a criar novos em rios e mananciais de suas comunidades.
O monitoramento da água é realizado com uma metodologia desenvolvida pela SOS Mata Atlântica e que utiliza um kit de análise e indicadores de percepção para levantar o Índice de Qualidade da Água (IQA), que é um padrão internacional adotado para avaliar a condição ambiental da água doce.

Veja também
Últimas notícias
Carro colide com poste na Avenida Comendador Gustavo Paiva, em Jacarecica
Globo de Ouro 2026: tudo sobre a premiação que indicou "O Agente Secreto"
Suspeito de assalto é detido após ser flagrado portando arma de fogo na Cidade Universitária
PM flagra crimes de tráfico e cativeiro ilegal de aves silvestres
Homem é preso por agredir mulher e filho de 1 ano na Cidade Universitária
[Vídeo] João Gomes chora ao receber presentes das filhas de Kara Véia antes de show em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
