Ifal Maragogi prevê distribuição de mil mudas de plantas até 2022
A iniciativa é coordenada pelo professor Oscar Mariano Hafle e quatro estudantes do curso técnico de Agroecologia

Um projeto de extensão do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), Campus Maragogi, prevê a distribuição de mil mudas frutíferas, ornamentais e silvestres para moradores de assentamentos agrários e agricultores do município litorâneo. A iniciativa é coordenada pelo professor Oscar Mariano Hafle e quatro estudantes do curso técnico de Agroecologia da unidade de ensino.
O projeto “Produção e distribuição de mudas vegetais aos agricultores dos assentamentos de Maragogi” começou em julho deste ano e termina dia 30 de dezembro. Até agora, mais de 200 já foram entregues à população.

“As mais procuradas são pitaya - que é uma planta que se adapta bem na região e é novidade - e o hibisco, que é ornamental. Já mamão, manga e cajú tem muito na localidade e eles não procuram tanto”, disse Oscar Hafle. O viveiro de plantas possui ainda sapoti, tangerina, laranja e uva.
Dona Leonilda Higino da Silva, 64 anos, mora próximo ao Campus Maragogi e decidiu conhecer o viveiro. No local, aprendeu técnicas para deixar as plantas mais fortes e bonitas. “Eu aprendi a fazer o substrato e a realizar a estaquia”, resumiu. Ela levou mudas de pitaya e hibisco para casa.

Quem visita o projeto também passeia pela plantação de banana, maracujá e uva. No encontro, os visitantes têm a oportunidade de tirar dúvidas com os monitores, como frequência da regra e solo adequado para o cultivo. Atuam na atividade: Kaylane Jasielly dos Santos Alves, Jonathas da Silva Francisco, Maria José da Silva e Cláudio Silva do Nascimento.
Outro lado abordado pela iniciativa de Oscar Hafle e os alunos do Campus é a questão da reciclagem de materiais. Os monitores aproveitam caixas de leite, copos plásticos e garrafas pet para servirem de recipientes de desenvolvimento das plantas.

Veja também
Últimas notícias

Haddad diz que negociar com Estados Unidos é prioridade para o governo

Tio de Michelle Bolsonaro é preso com vídeos de pornografia infantil

Suspeito de assalto é baleado no Village Campestre, em Maceió; comparsa fugiu

Câmara de Maceió lança 4ª temporada do programa "Câmara em Debate" para aproximar Legislativo da população

PC prende jovem de 19 anos por ameaças e perseguição à ex-companheira grávida

Agronegócio segue com Bolsonaro apesar de tarifa dos EUA: “Liberdade vale mais que lucro”
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
