Lula diz ser 'urgente' que países não envolvidos no conflito negociem paz entre Rússia e Ucrânia
Guerra entre os países completa um ano nesta sexta-feira (24)
 
                            No dia em que a guerra entre a Rússia e a Ucrânia completa um ano, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou a defender uma negociação que envolva a comunidade internacional para cessar o conflito. A guerra na região já matou mais de 300 mil pessoas, segundo fontes militares consultadas por mídias europeias.
"É urgente que um grupo de países não envolvidos no conflito assuma a responsabilidade de encaminhar uma negociação para restabelecer a paz", comentou Lula nas redes sociais, nesta sexta-feira (24).
O presidente brasileiro se pôs à disposição para mediar o conflito. No final de janeiro, ele afirmou que a Rússia estava errada por ter invadido a Ucrânia. Entretanto, em seguida, reforçou que Kiev também tem responsabilidade na guerra.
“Quando um não quer, dois não brigam. É preciso que queiram paz. Até agora, tenho ouvido muito pouco sobre como encontrar paz para a guerra”, ressaltou Lula. Na ocasião, o petista criticou até a Organização das Nações Unidas (ONU) e cobrou da entidade um maior empenho nas questões relacionadas a conflitos geopolíticos.
Nesta quinta-feira (23), na Assembleia-Geral da ONU, o Brasil acompanhou outros 140 países e votou a favor de pedido de retirada russa do solo ucraniano. O texto foi rejeitado por outros 32 países e sete se abstiveram. O Brasil foi o único país dos Brics — bloco econômico formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul — a votar favoravelmente na resolução pelo fim do conflito.
Últimas notícias
 
            Loja Maré de Rica lança operação secreta com ofertas inéditas nesta sexta; veja como participar
 
            MPAL, MPF e DPU analisam sistema que trará transparência ao cadastro habitacional de Maceió
 
            MPAL integra operações que resgatam 755 animais e prendem grande traficante nacional
 
            Vereadora propõe criação de novos CAPS e reforça necessidade de expansão da rede de saúde mental em Maceió
 
            Caio Bebeto incentiva jovens a participarem do Programa Prepara Jovem
 
            TSE condena ex-secretário, ex-vereador e administrador de perfil por divulgação de pesquisa falsa em São Miguel dos Milagres
Vídeos e noticias mais lidas
 
		Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
 
		Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
![[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'](https://img.7segundos.com.br/1g5AYADh6QrLqZAU9kw_eQUL73A=/300x340/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/4e3912fa-46af-4732-80fb-1b15525d39e8.jpg) 
		[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
 
		Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
 
		
 
                                             
                                            ![[Vídeo]Lula pede que Minha Casa Minha Vida priorize pessoas em área de risco, diz Jader Filho](https://img.7segundos.com.br/ERAiPLDStkmltyGKZsG30nZfBBQ=/176x180/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/imagem-2023-02-17-184453350.png) 
                                            