Covid -19

Vacina bivalente contra covid-19 começa ser aplicada em Maragogi

Aplicação iniciou nesta segunda-feira

Por Maurício Silva 27/02/2023 15h03 - Atualizado em 27/02/2023 16h04
Vacina bivalente contra covid-19 começa ser aplicada em Maragogi
Posto Eurico Wanderley fica na rua Luiz Holanda, no bairro Centro - Foto: Isac Silva/7Segundos

A Secretaria Municipal de Saúde começou nesta segunda-feira (27) a aplicação do imunizante Pfizer bivalente contra o novo coronavírus no município de Maragogi, no Litoral Norte de Alagoas. A vacina possui este nome porque protege contra a cepa ancestral de SARS-CoV-2 e a variante Ômicron, visando à prevenção de doenças graves e óbitos por Covid-19.

A aplicação do imunizante no município litorâneo tem como ponto fixo a Unidade Básica de Saúde (UBS) Centro Eurico Wanderley, no Centro da cidade, das 8h às 16h. Mas a coordenação do Programa Nacional de Imunização (PNI) em Maragogi dispõe de outras opções como equipe volante e agendamento nos outros postos de saúde. A vacinação para turistas também está liberada com apresentação de documentação.

A coordenadora do PNI em Maragogi, Bárbara Farias, ressaltou que é fundamental que a população tome consciência da importância da vacinação contra a covid-19. “É muito importante que a população tome consciência de buscar essa vacina”, destacou.

Bárbara Farias apela para que a população complete o ciclo vacinal. Foto: Isac Silva


Bárbara Farias disse que a Secretaria Municipal de Saúde tem meta a ser cumprida na vacinação. “A nossa expectativa é que a gente consiga vacinar 90% dessa população. É a meta não só do município, mas também do Ministério da Saúde”, informou. A enfermeira destacou que para se vacinar é preciso comparecer com a seguinte documentação: cartão de vacina, cartão do SUS e um documento que comprove a identidade.

Confira os grupos prioritários e previsão de início da vacinação:


Fase 1 (27/02): Pessoas de 70 anos e mais; pessoas vivendo em Instituições de Longa Permanência (a partir de 12 anos) e seus trabalhadores; pessoas imunocomprometidas (a partir dos 12 anos de idade); indígenas (a partir dos 12 anos de idade); ribeirinhos (a partir dos 12 anos de idade) e quilombolas (a partir dos 12 anos de idade).

Fase 2 (06/03): Pessoas de 60 a 69 anos de idade.

Fase 3 (20/03): Gestantes e puérperas.

Fase 4 (17/04): Trabalhadores da saúde.

Fase 5 (17/04): Pessoas com deficiência permanente (a partir de 12 anos de idade); população privada de liberdade (a partir de 18 anos de idade), adolescentes cumprindo medidas socioeducativas (12 a 17 anos) e funcionários do sistema de privação de liberdade.

Vacinação contra a covid-19 é importante para combater o vírus. Foto: Isac Silva

Com apuração de Isac Silva*