Música

Núcleo de Orquestras de Maragogi transforma vida de alunos de escolas públicas

Aula inaugural do projeto ocorre nesta quinta-feira (9) na Escola Cívico-Militar

Por Maurício Silva 08/03/2023 14h02
Núcleo de Orquestras de Maragogi transforma vida de alunos de escolas públicas
Estudantes estão empolgados com o projeto em Maragogi - Foto: Sérgio Alcântara

A Associação Viva Música chegou em Maragogi para transformar a vida de alunos de escolas públicas da cidade do Litoral Norte de Alagoas. A aula inaugural do projeto ocorre nesta quinta-feira (9), às 9h, na Escola Municipal Cívico-Militar Dr. José Jorge de Farias Sales, no bairro Centro.

A expectativa dos 60 estudantes, entre crianças e adolescentes, é muito grande para a aula inaugural. O Núcleo de Orquestras Jovens de Maragogi tem transformado a realidade dos estudantes que fazem parte do projeto. A iniciativa é por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Crianças e adolescentes estão empolgados com as aulas. Fotos: Sérgio Alcântara


O projeto tem como principal objetivo utilizar a música como ferramenta de transformação e resgate cultural, e também promover possibilidades de profissionalização. A aula inaugural contará com apresentações musicais e culturais.

As crianças e adolescentes que participam do projeto são das escolas municipais: Cívico-Militar Dr. José Jorge de Farias Sales, Dr. Edvaldo de Melo Sena e Manoel de Medeiros Costa. O projeto tem como patrocinador a Equatorial Alagoas e conta com os apoios do Grupo Amarante (Salinas Maragogi) e Prefeitura de Maragogi (Secretaria de Educação). O presidente da Equatorial, Humberto Soares, o prefeito Sérgio Lira e a primeira-dama Márcia Fidélis estarão presentes na aula inaugural.

O Núcleo de Orquestras Jovens de Maragogi está promovendo aulas com instrumentos como violino, violoncelo, trombone, trompete, saxofone, teclado, flauta e outros instrumentos, além de canto coral. A Orquestra de Maragogi recebe coordenação técnica da Associação Viva Música, que tem na regência o maestro Bruno Barreto, mestre em Música, Cultura e Sociedade pela Universidade Federal de Goiás.

Alunos estão dedicados nas aulas do projeto. Foto: Sérgio Alcântara


Bruno Barreto disse que a expectativa é grande para a aula inaugural. “A expectativa quanto a aula inaugural é que um marco do início do desenvolvimento do projeto, é uma primeira prestação de contas nossa para a sociedade. A gente vai mostrar aquilo que foi feito até agora. A expectativa é que a gente consiga marcar de uma forma muito positiva o início do desenvolvimento dessas atividades”, frisou.

O maestro Bruno Barreto contou comentou sobre o engajamento. “O engajamento tem sido muitol bom. A atividade nova e desconhecida por grande parte dos alunos envolvidos, alguns deles ainda não tinham tido contato com os instrumentos musicais. Tem sido muito efetivo o trabalho e rendido bons frutos. É claro que a gente tem que ressaltar que trabalhar com música é um trabalho de médio prazo. A gente vai começar a ver um resultado musical daqui há seis meses. O resultado que a gente consegue vislumbrar hoje é o resultado da mudança de postura deles, do desenvolvimento de senso de união em grupo, interação, percepção, então esses são aspectos que a gente já consegue notar uma diferença”, ressaltou.

Aulas são dinâmicas e alunos estão empolgados. Foto: Sérgio Alcântara


Entusiasmado para o evento que acontecerá nesta quinta-feira (9), o presidente da Equatorial Alagoas, Humberto Soares, afirma que o papel da Distribuidora vai muito além de levar energia de qualidade para os alagoanos. “Sem dúvidas será um momento de muita emoção e que ficará marcado na vidas de todos os alunos e seus familiares. A Equatorial tem buscado contribuir com iniciativas como esta, que valorizem a população local e suas tradições. Por isso, acreditamos que esse projeto vai transformar a vida das pessoas, contribuindo diretamente para o desenvolvimento dos jovens de Maragogi”.

Animação toma conta dos alunos do projeto. Foto: Sérgio Alcântara