Núcleo de Orquestras de Maragogi transforma vida de alunos de escolas públicas
Aula inaugural do projeto ocorre nesta quinta-feira (9) na Escola Cívico-Militar
A Associação Viva Música chegou em Maragogi para transformar a vida de alunos de escolas públicas da cidade do Litoral Norte de Alagoas. A aula inaugural do projeto ocorre nesta quinta-feira (9), às 9h, na Escola Municipal Cívico-Militar Dr. José Jorge de Farias Sales, no bairro Centro.
A expectativa dos 60 estudantes, entre crianças e adolescentes, é muito grande para a aula inaugural. O Núcleo de Orquestras Jovens de Maragogi tem transformado a realidade dos estudantes que fazem parte do projeto. A iniciativa é por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

O projeto tem como principal objetivo utilizar a música como ferramenta de transformação e resgate cultural, e também promover possibilidades de profissionalização. A aula inaugural contará com apresentações musicais e culturais.
As crianças e adolescentes que participam do projeto são das escolas municipais: Cívico-Militar Dr. José Jorge de Farias Sales, Dr. Edvaldo de Melo Sena e Manoel de Medeiros Costa. O projeto tem como patrocinador a Equatorial Alagoas e conta com os apoios do Grupo Amarante (Salinas Maragogi) e Prefeitura de Maragogi (Secretaria de Educação). O presidente da Equatorial, Humberto Soares, o prefeito Sérgio Lira e a primeira-dama Márcia Fidélis estarão presentes na aula inaugural.
O Núcleo de Orquestras Jovens de Maragogi está promovendo aulas com instrumentos como violino, violoncelo, trombone, trompete, saxofone, teclado, flauta e outros instrumentos, além de canto coral. A Orquestra de Maragogi recebe coordenação técnica da Associação Viva Música, que tem na regência o maestro Bruno Barreto, mestre em Música, Cultura e Sociedade pela Universidade Federal de Goiás.

Bruno Barreto disse que a expectativa é grande para a aula inaugural. “A expectativa quanto a aula inaugural é que um marco do início do desenvolvimento do projeto, é uma primeira prestação de contas nossa para a sociedade. A gente vai mostrar aquilo que foi feito até agora. A expectativa é que a gente consiga marcar de uma forma muito positiva o início do desenvolvimento dessas atividades”, frisou.
O maestro Bruno Barreto contou comentou sobre o engajamento. “O engajamento tem sido muitol bom. A atividade nova e desconhecida por grande parte dos alunos envolvidos, alguns deles ainda não tinham tido contato com os instrumentos musicais. Tem sido muito efetivo o trabalho e rendido bons frutos. É claro que a gente tem que ressaltar que trabalhar com música é um trabalho de médio prazo. A gente vai começar a ver um resultado musical daqui há seis meses. O resultado que a gente consegue vislumbrar hoje é o resultado da mudança de postura deles, do desenvolvimento de senso de união em grupo, interação, percepção, então esses são aspectos que a gente já consegue notar uma diferença”, ressaltou.

Entusiasmado para o evento que acontecerá nesta quinta-feira (9), o presidente da Equatorial Alagoas, Humberto Soares, afirma que o papel da Distribuidora vai muito além de levar energia de qualidade para os alagoanos. “Sem dúvidas será um momento de muita emoção e que ficará marcado na vidas de todos os alunos e seus familiares. A Equatorial tem buscado contribuir com iniciativas como esta, que valorizem a população local e suas tradições. Por isso, acreditamos que esse projeto vai transformar a vida das pessoas, contribuindo diretamente para o desenvolvimento dos jovens de Maragogi”.

Veja também
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
