Porto de Pedras marca presença em seminário nacional do Bandeira Azul
Apresentando o turismo responsável na cidade de Porto de Pedras, única em Alagoas a ter uma praia certificada com o selo Bandeira Azul, as secretárias de Turismo, Zélia Cavalcanti e do Meio Ambiente, Flávia Rego, participaram do XVI Workshop Nacional da Bandeira Azul, que esse ano ocorreu em Caucaia, no Ceará.
O evento reuniu gestores de praias, prefeitos e representantes municipais de vários estados do país, com o intuito de discutir sobre os critérios do programa, o ingresso de praias na fase piloto, renovações, além de esclarecer dúvidas específicas sobre a certificação.
Aos participantes, as secretárias também apresentaram a praia do Patacho, como única em Alagoas a receber a certificação ambiental da Bandeira Azul. O selo revela que a região apresenta boas práticas de gestão e desenvolvimento sustentável. A forma como as ações desenvolvidas são executadas, com poucos recursos e integração da comunidade, chamou a atenção de todos. “ O case do Patacho é um exemplo e olha que nem tudo foi apresentado”, disse a coordenadora nacional do programa Bandeira Azul no Brasil, Leana Bernardi.
A praia concorre pela terceira vez a certificação nacional. As secretárias Zélia Cavalcanti e Flávia Rego, que trabalham de forma integrada prometem intensificar o trabalho feito nas temporadas anteriores, com a conclusão das obras de urbanização, mais ações educativas, inclusão das atividades escolares no ambiente e fiscalização mais ativa, para o cumprimento das regras que são rígidas.
BANDEIRA AZUL – Reconhecido pela sua importância no Brasil e internacionalmente, o prêmio ecológico Bandeira Azul, voluntário, é concedido às praias, marinas e embarcações de turismo a fim de qualificar o município que atingir critérios de sustentabilidade ambiental. Estão integrados aos fundamentos a qualidade da água, educação ambiental, segurança, serviços, turismo sustentável e responsabilidade social, que precisam ser renovadas e comprovadas anualmente.

Veja também
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
