Júri nacional aprova selo Bandeira Azul da Praia do Patacho pela 3ª vez
Lugar é o único em Alagoas a receber o certificado
Localizada no Litoral Norte de Alagoas, a Praia do Patacho, em Porto de Pedras, é um lugar paradisíaco com um mar azul esverdeado, areia clara, faixa de coqueiral que se estende pelo seu perímetro e piscinas naturais que se formam durante a maré baixa e que sempre está presente na lista das praias mais bonitas do Brasil. Nesta segunda-feira (5), no dia Mundial do Meio Ambiente, o júri nacional do Programa Bandeira Azul aprovou pela 3º vez seguida o selo para o destino alagoano.
Mar da praia do Patacho. Imagem: Assessoria
O selo na paradisíaca Praia do Patacho vale para a temporada 2023/2024. A decisão segue agora para a avaliação do júri internacional que se reúne em outubro na Suíça. A notícia foi muito celebrada na cidade turística e também por pelo setor de turismo alagoano.
A Praia do Patacho segue sendo a única de Alagoas a receber o selo Bandeira Azul. “É mais uma notícia maravilhosa na semana da Emancipação Política, quando Porto de Pedra celebra 102 anos”, comemorou a secretária municipal de de Turismo, Zélia Cavalcanti.
Para conseguir o Bandeira Azul, o município precisa cumprir uma série de critérios com foco em gestão ambiental, qualidade da água, educação ambiental, segurança e serviços, turismo sustentável e responsabilidade social.
Sobre o Bandeira Azul
O Programa Bandeira Azul promove o desenvolvimento sustentável em áreas de água doce e marinhas. O Programa desafia as autoridades locais e os gestores de praia a alcançarem altos padrões de qualidade em quatro temas: qualidade da água, gestão ambiental, educação ambiental e segurança. Ao longo dos anos, o Bandeira Azul tornou-se um rótulo ecológico altamente respeitado e reconhecido trabalhando para reunir os setores de turismo e meio ambiente de maneira local, regional e internacional.
O Programa Bandeira Azul foi criado pela FEE – Foundation for Environmental Education (www.fee.global), uma instituição internacional com diversos integrantes representando seu respectivo país. No Brasil, o Operador Nacional do Programa é o IAR – Instituto Ambientes em Rede (www.iarbrasil.org.br).